Incêndio interminável em navio destrói cerca de 3.000 veículos
O incêndio supostamente começou perto de um veículo elétrico
O navio de carga Fremantle Highway pegou fogo por volta da meia-noite de terça-feira na costa da Holanda. Transportando cerca de 3.000 carros, o navio estava indo da Alemanha para o Egito quando o incêndio começou, supostamente perto de um veículo elétrico não especificado.
A tripulação tentou apagar o fogo, mas não conseguiu. Sete membros tiveram que pular no mar para escapar das chamas que se alastravam rapidamente, segundo a Reuters. Vários ficaram feridos, sofrendo queimaduras e problemas respiratórios. Ao menos um membro da tripulação morreu no incêndio. As equipes de resgate retiraram todos os 23 tripulantes do navio.
Galeria: Incêndio no navio de carga Fremantle
Um porta-voz da Guarda Costeira holandesa disse à publicação que o incêndio começou perto de um veículo elétrico, mas sua origem ainda não foi confirmada. A Guarda Costeira holandesa lista a causa do incêndio como "desconhecida" em seu site. De acordo com o jornal De Telegraaf, o navio estava transportando 2.857 carros, 25 dos quais eram veículos elétricos. A Mercedes-Benz disse à Automotive News Europe que tinha cerca de 350 carros a bordo.
Incêndio em navio de carga Fremantle Highway
No início desta manhã, a Guarda Costeira holandesa informou que a situação a bordo permanecia inalterada, com o incêndio ainda em andamento. Um navio de resgate, o Hunter, está mantendo o Fremantle no local e fora das rotas de navegação enquanto as autoridades formulam um plano para extinguir o incêndio sem afundar o navio em perigo. Os navios de resgate borrifaram água no exterior do Fremantle para mantê-lo frio.
O porta-voz do Departamento de Hidrovias e Obras Públicas da Holanda, Edwin Versteeg, disse à Reuters: "É um incêndio muito difícil de apagar, possivelmente por causa da carga que o navio estava transportando". O navio estava a cerca de 17 milhas ao norte da ilha holandesa de Ameland quando o incêndio começou.
O Fremantle Highway, registrado no Panamá, é administrado pela empresa japonesa de leasing de navios Shoei Kisen, que está trabalhando com as autoridades sobre o assunto. O navio foi construído em 2013 e é designado como um transportador de veículos, medindo 656 pés (200 metros) de comprimento.
O Fremantle Highway não é o único navio de carga que transporta carros a pegar fogo recentemente. Em 2022, o Felicity Ace pegou fogo no Oceano Atlântico. Ele estava transportando veículos no valor estimado de US$ 401 milhões que acabariam no fundo do oceano quando o navio afundou, levando modelos da Volkswagen, Porsche, Bentley, Audi e Lamborghini.
O incidente forçou a Lamborghini a reiniciar a produção do Aventador para substituir os supercarros destruídos. É provável que saibamos mais sobre a carga do Fremantle Highway e a causa do incêndio nos próximos dias, enquanto as autoridades tentam salvar o navio antes que ele afunde.
Fonte: Dutch Coast Guard, De Telegraaf, Reuters, Automotive News Europe, Photos By Dutch Coast Guard Aircraft
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis quer rival francesa para Bentley e Rolls-Royce
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Regras de emissões deixam HB20 e Creta 1.0 TGDI mais fracos
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Honda quer expulsar a Renault da fusão com a Nissan, diz relatório
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat argentina confirma reestilização de Toro e Cronos