O navio de carga Fremantle Highway pegou fogo por volta da meia-noite de terça-feira na costa da Holanda. Transportando cerca de 3.000 carros, o navio estava indo da Alemanha para o Egito quando o incêndio começou, supostamente perto de um veículo elétrico não especificado.
A tripulação tentou apagar o fogo, mas não conseguiu. Sete membros tiveram que pular no mar para escapar das chamas que se alastravam rapidamente, segundo a Reuters. Vários ficaram feridos, sofrendo queimaduras e problemas respiratórios. Ao menos um membro da tripulação morreu no incêndio. As equipes de resgate retiraram todos os 23 tripulantes do navio.
Um porta-voz da Guarda Costeira holandesa disse à publicação que o incêndio começou perto de um veículo elétrico, mas sua origem ainda não foi confirmada. A Guarda Costeira holandesa lista a causa do incêndio como "desconhecida" em seu site. De acordo com o jornal De Telegraaf, o navio estava transportando 2.857 carros, 25 dos quais eram veículos elétricos. A Mercedes-Benz disse à Automotive News Europe que tinha cerca de 350 carros a bordo.
Incêndio em navio de carga Fremantle Highway
No início desta manhã, a Guarda Costeira holandesa informou que a situação a bordo permanecia inalterada, com o incêndio ainda em andamento. Um navio de resgate, o Hunter, está mantendo o Fremantle no local e fora das rotas de navegação enquanto as autoridades formulam um plano para extinguir o incêndio sem afundar o navio em perigo. Os navios de resgate borrifaram água no exterior do Fremantle para mantê-lo frio.
O porta-voz do Departamento de Hidrovias e Obras Públicas da Holanda, Edwin Versteeg, disse à Reuters: "É um incêndio muito difícil de apagar, possivelmente por causa da carga que o navio estava transportando". O navio estava a cerca de 17 milhas ao norte da ilha holandesa de Ameland quando o incêndio começou.
O Fremantle Highway, registrado no Panamá, é administrado pela empresa japonesa de leasing de navios Shoei Kisen, que está trabalhando com as autoridades sobre o assunto. O navio foi construído em 2013 e é designado como um transportador de veículos, medindo 656 pés (200 metros) de comprimento.
O Fremantle Highway não é o único navio de carga que transporta carros a pegar fogo recentemente. Em 2022, o Felicity Ace pegou fogo no Oceano Atlântico. Ele estava transportando veículos no valor estimado de US$ 401 milhões que acabariam no fundo do oceano quando o navio afundou, levando modelos da Volkswagen, Porsche, Bentley, Audi e Lamborghini.
O incidente forçou a Lamborghini a reiniciar a produção do Aventador para substituir os supercarros destruídos. É provável que saibamos mais sobre a carga do Fremantle Highway e a causa do incêndio nos próximos dias, enquanto as autoridades tentam salvar o navio antes que ele afunde.
Fonte: Dutch Coast Guard, De Telegraaf, Reuters, Automotive News Europe, Photos By Dutch Coast Guard Aircraft
RECOMENDADO PARA VOCÊ
McLaren foi vendida mais uma vez, inclusive divisão de competições
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
VW caminha para cortar fábricas, empregos e salários na Europa
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Depois da Land Rover, SsangYong faz acordo para usar plataformas da Chery