Havia muitas especulações sobre uma possível Yamaha R1 especial para celebrar o 25º aniversário desde seu lançamento, mas, é claro, não passava disso: especulação. Agora, a Yamaha Motor Europe revelou formalmente a R1 Genuine Yamaha Technology Racing (GYTR) Pro 25th Anniversary Edition.
O nome e longo, mas a produção será curta. Estritamente limitada a apenas 25 unidades, a Yamaha se refere à moto como a "moto definitiva para pistas". De acordo com a marca, isso é mais do que apenas um discurso de marketing, pois todas essas peças de desempenho GYTR vieram das corridas fazem muito mais do que enfeitar a série especial.
A Yamaha diz que essa motocicleta é "uma máquina construída com uma especificação tão próxima quanto possível de uma superbike de corrida". Entre as adições estão um garfo Öhlins FGR400 na dianteira, juntamente com um amortecedor TTX na traseira. Há também um amortecedor de direção lateral Öhlins.
Os freios são Brembo e a R1 GYTR tem subchassi traseiro de fibra de carbono, um tanque de combustível modificado com um centro de gravidade mais baixo, uma unidade de controle do motor (ECU) Magneti Marelli, uma balança traseira desenvolvida apenas para o campeonato World Superbike (WSBK) e, é claro, carenagens de fibra de carbono em todos os lugares para dar resistência, leveza e desempenho aerodinâmico ideal.
A Yamaha Motor Research and Development Europe (YMRE) também criou seu próprio módulo do Sistema Eletrônico GYTR Pro (GPES), que é onde estão todos os auxílios eletrônicos ao piloto cuidadosamente calibrados. Controle de empinada, controle de arrancada, gerenciamento de freio motor, controle de tração e mais, tudo isso pode ser ajustado.
Outro detalhe da R1 de aniversário que você pode ver no vídeo de divulgação é o radiador feito à mão. Cada uma das 25 unidades da R1 GYTR Pro 25th Anniversary será montada exclusivamente à mão por técnicos em cada uma das 25 lojas GYTR Pro atualmente localizadas em toda a Europa. Ela só estava disponível para compra on-line, a um preço sugerido de 159.000 euros, o que dá cera de R$ 834 mil na conversão direta.
Não é de surpreender que cada uma das 25 unidades série limitada tenha se esgotado imediatamente por meio do sistema de reservas on-line que a Yamaha Motor Europe criou para ela. No entanto, se estiver interessado, você ainda pode se inscrever para ser colocado em uma lista de espera, caso um dos 25 sortudos que garantiram seu lugar na fila mude de ideia.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fazer 250 marca 5 milhões de motos Yamaha feitas no Brasil
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Yamaha lança a Fazer 250 2025: veja o preço e o que muda
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Yamaha lança nova NMax 2025; veja o preço e o que muda
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Yamaha lança a Lander 2025: veja o preço e o que muda