Flagra mostra a nova KTM Duke 990 2024 em testes
Esportiva sem carenagens da empresa austríaca deve ser repaginada até o final do ano
É difícil de acreditar, mas já se passaram 10 anos desde que a KTM 990 Super Duke foi descontinuada. Por algum tempo, vimos várias dicas de que a KTM estaria desenvolvendo uma nova 990 Duke. Algumas evidências incrivelmente fortes surgiram em janeiro de 2023, quando patentes do motor LC8c na China mostravam os cilindros do conhecido propulsor perceptivelmente mais altos.
O argumento para esta novidade é forte, com esta nova 990 Duke aparecendo como uma evolução natural da atual 890 Duke. Agora, novas imagens de flagra confirmaram que a KTm está testando os protótipos da 990 Duke, que deve ser apresentada como linha 2024 em breve. A unidade estava sem disfarces, mas também parecia não estar montada completamente.
Galeria: Flagra mostra protótipo da KTM 990 Duke 2024 em testes
O protótipo de teste retratado nessas fotos é em grande parte pintado de preto e branco, com pequenos detalhes com a assinatura laranja da KTM no garfo dianteiro, bem como nas costuras de acabamento ao redor do par de alforjes macios localizados em ambos os lados da rabeta. O capacete, as botas e o macacão do piloto parecem ter mais laranja do que a moto - então talvez a moto esteja disfarçada, afinal.
Não conseguimos ver o lado direito da moto nessas fotos. Apenas a frente, o lado esquerdo e a traseira da moto estavam visíveis quando o fotógrafo flagrou o protótipo descendo uma estrada na montanha. A moto de teste estava utilizando rodas de liga pretas com um padrão de raios diferente do encontrado na 890 Duke R atual. Os espelhos pretos parecem ser praticamente os mesmos da 890.
A maior diferença visível nessas fotos é o farol dianteiro e sua máscara ao redor. Onde o farol e a carenagem da 890 Duke R 2023 parecem ser uma unidade sólida com um grande farol no centro, esta possível 990 Duke apresenta uma grade angular discreta em torno de um farol muito menor. Apesar de seu tamanho diminuto, a luz de LED dá uma impressão de alto brilho, aparecendo mesmo no dia ensolarado em que essas fotos foram tiradas. O braço oscilante na traseira também parece revisado em relação ao encontrado na 890 Duke R.
O estilo permanece forte e angular, como é uma característica da linguagem de design para a KTM, mas ainda oferece uma visão significativamente diferente do estilo utilizado atualmente. A expectativa atual é de que a KTM 990 Duke de produção faça sua primeira aparição oficial no final de 2023, como ano modelo. Não está claro se isso pode acontecer no EICMA 2023 em novembro ou em uma outra data.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
KTM segue oferecendo motos 2 tempos. E você continua sem poder usá-las
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Dona da KTM diz que está comprando a italiana MV Agusta
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
KTM 890 R chega às lojas custando quase 140 mil
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Nova KTM 1290 SuperADV S chega com radares por R$ 165 mil