O Chevrolet Trailblazer hoje é um carro exclusivo para o mercado da América do Sul, produzido somente em São José dos Campos (SP). Para os Estados Unidos, a GM seguiu um outro caminho, deixando de lado o SUV da S10 para apostar em um modelo com proporções parecidas, o Traverse. O utilitário ganha uma nova geração, mudando consideravelmente e com um design que pode servir de base para a renovação do Trailblazer nacional.
Em sua essência, o Traverse é um carro bem diferente do Trailblazer. Isto porque é feito com uma plataforma diferente, a C1XX-2, usada também pelo Blazer, além de ter uma construção monobloco. Ainda assim, oferece o que se espera de um SUV deste porte, com capacidade para até 8 pessoas e tração integral. A Chevrolet equipou o utilitário com um controle para os amortecedores e sistema hidráulico, impedindo que balance muito em terrenos ruins.
Seu design está bem mais agressivo, apesar de ser uma evolução das linhas da geração anterior. Segue com uma grade extremamente larga, dividida na altura do logo da Chevrolet por uma barra escurecida. Como todos os carros lançados recentemente pela marca, posiciona os faróis principais ao lado da grade, enquanto a posição perto do capô é dedicada para as luzes diurnas em LED. É um estilo bem próximo do que está na Colorado (a prima norte-americana da S10), embora a picape não tenha os faróis divididos.
A traseira é bem diferente do que a Chevrolet tem feito com seus carros, usando laternas bem finas, destacadas pelas duas linhas em LED. São um pouco sofisticadas demais para o SUV da S10, que deve apostar em um conjunto mais simples. Considerando que a mudança do Trailblazer será mais uma reestilização do que uma nova geração, é possível que até mantenha o formato atual para as lanternas, mudando somente o desenho interno.
Como atende o mercado norte-americano, a motorização é totalmente diferente. Ganhou um 2.5 turbo de quatro cilindros de 319 cv e 43,8 kgfm, que substitui o 3.6 V6 de 314 cv e 36,7 kgfm, da mesma família que o V6 que equipou o Trailblazer até 2019. Trabalhará com uma transmissão automática de 8 marchas e, dependendo da versão, pode ter tração dianteira ou integral. A versão Z71 com design mais aventureiro terá uma caixa de dupla embreagem, também de 8 posições.
Seu interior está bem alinhado com o que vimos nos últimos carros da Chevrolet, como o painel de instrumentos digital de 11 polegadas logo ao lado da central multimídia de 17,7 polegadas, em uma peça única. Uma decisão curiosa da GM foi colocar a alavanca da transmissão na coluna de direção, logo atrás do volante – onde normalmente no Brasil ficam os comandos dos limpadores de vidros.
Entre os equipamentos estarão câmera 360°, controle de cruzeiro adaptativo, sensor de ponto cego, sensores de estacionamento, assistente de permanência em faixa, faróis full-LED, carregador wireless, bancos e volantes com aquecimento e mais. Terá o pacote Super Cruise de condução semiautônoma como opcional, que inclui funções como mudança de faixa automática e manobras de baliza autônomas.
Enquanto isso, no Brasil, esperamos pelo momento em que o novo Chevrolet Trailblazer será apresentado. Embora já tenha sido visto em testes algumas vezes, a fabricante não o incluiu na lista de novidades para este ano e tudo indica que sua produção só será iniciada de fato em 2024, junto com a picape S10.
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