A nona geração do Volkswagen Passat deve chegar até o final de 2023, mas com uma linha simplificada, já que o carro será vendido estritamente como uma perua. Enquanto isso, empresa antecipou os primeiros detalhes e imagens do modelo renovado, que estará entre os primeiros carros com o emblema da VW a utilizar a plataforma MQB Evo, ao lado do novo Tiguan. Os dois modelos compartilharão a maior parte dos componentes.
Com 4.917 mm de comprimento, a nova Passat Variant será 144 mm mais longa que sua antecessora. Uma boa parte desse acréscimo é encontrada na distância entre-eixos, alongada em 50 mm para 2.841 mm. A largura aumentou 20 mm para 1.852 mm e a altura aumentou ligeiramente em 7 mm para 1.482 mm. Graças ao tamanho maior, A VW Passat 2024 de nova geração oferecerá 50 mm adicionais de espaço para as pernas. Com os bancos traseiros em uso, a capacidade de carga do bagageiro aumentou 40 litros para 690 litros.
Mostrando o quanto terá em comum com o Tiguan 2024, a nova Passat 2024 também terá um painel de instrumentos totalmente digital de 10,25" junto a uma central multimídia de 12,9"com instalação vertical. Opcionalmente, a central pode receber uma tela de 15". Falando em recursos adicionais, também será oferecido um head-up display que projeta informações diretamente no para-brisa.
As semelhanças continuam sob o capô, onde a VW pretende instalar uma variedade de motores a gasolina, híbridos leves a gasolina, diesel e híbridos plugin (PHEV). Os PHEVs oferecerão uma potência combinada de 204 cv a 272 cv. A autonomia somente com eletricidade pode chegar a 120 km. A marca alemã ainda não deu detalhes sobre a bateria, apenas diz que o conjunto dá suporte suporte a carregadores mais rápidos com corrente direta.
Assim como o novo Tiguan, a VW pretende vender a nova Passat Variant com o DCC Pro, uma evolução da tecnologia de controle de chassis adaptativo da empresa. Em frações de segundo, o amortecimento mais adequado é calculado e ajustado para cada roda, graças aos amortecedores adaptativos. Isso reduz as vibrações para aumentar o conforto em estradas esburacadas.
A Passat 2024 ainda terá faróis de LED Matrix opcional. Nesse caso, o farol alto é potente o suficiente para iluminar a estrada à frente em até 500 metros. Na parte traseira, a próxima geração da perua seguirá as últimas tendências de design automotivo, apresentando uma barra de luz LED conectando as lanternas traseiras.
A nova geração da Volkswagen Passat será acompanhada pelo novo Skoda Superb 2024, projeto desenvolvido em paralelo para a marca de baixo custo do Grupo VW. Ao contrário da VW, a variante da Skoda continuará a oferecer a carroceria sedã, além da perua. Todos os três carros baseados na plataforma MQB Evo serão montados em Bratislava, Eslováquia.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen ID.7 Tourer será perua elétrica equivalente ao Passat Variant
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Adeus Passat: Volkswagen manterá apenas a perua Variant na próxima geração
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira