Mudar a percepção em torno de um carro pode ser bem difícil, ainda mais quando a impressão do público é justamente o fez a fama de um automóvel. O Toyota Corolla ficou famoso por ser um sedã be confortável e que era a opção de motoristas mais velhos; enquanto o Prius foi um pioneiro na tecnologia híbrida, porém virou alvo de piadas por ser considerado o carro dos “ecochatos”. Hoje, a situação é bem diferente e a Toyota tenta mudar estas duas imagens.
Akio Toyoda, ex-CEO da Toyota e atual chairman da fabircante japonesa, falou com a revista Autocar sobre o Corolla e o Prius. “O Prius virou um nome forte principalmente por ter estreado a tecnologia híbrida. Quebrou os segmentos de classe que existiam na época e os redefiniu. De certa forma, virou um ícone. Mas agora decidimos irna direção oposta e apresentar um Prius para o esporte a motor”, explica Toyoda.
O executivo está falando do Prius 24h Le Mans Centennial GR Edition, uma série especial inspirada nas pistas que foi apresentada em junho. Essa versão recebia um pacote aerodinâmico bem agressivo, com saias laterais, difusor, asa traseira e mais, tudo desenvolvido pela Gazoo Racing. Até o momento, não passa de um show car, mas não seria estranho ver uma versão de produção no futuro.
+ Veja a lista dos 10 carros elétricos mais baratos do Brasil
+ Carro elétrico com 150 km de autonomia custa R$ 82 mil na Colômbia
“É o mesmo princípio para o Corolla. A imagem que muitos tem é de um sedça: um carro de produção em massa que é amado pelo público. Mas o carro com motor a hidrogênio que eu dirigi em Le Mans também é um Corolla. E ainda tem o GR Corolla que tem um tipo diferente de preço em comparação ao modelo normal”, continua Toyoda. O esportivo normamente custa 3,5 vezes mais do que a linha normal – no caso do Brasil, é 2,7 vezes mais caro qe o Corolla GLi.
O GR Corolla já tem trabalhado para mudar a imagem relacionada ao nome Corolla, repetindo o que aconteceu com o Yaris, antes visto somente como um hatch barato no mercado europeu e agora lembrado pelo GR Yaris. “A GR tem o poder de elevar o preço do produto e adicionar uma nova atratividade para estes batismos. O que estamos fazendo é reposicionar estes dois veículos.”
Lançado no Brasil recentemente, o Toyota GR Corolla está disponível em duas versões, mudando somente a lista de equipamentos. Ambos utilizando o motor 1.6 turbo de três cilindros mais potente do mundo, de 305 cv e 37 kgfm, trabalhando exclusivamente com um câmbio manual de 6 marchas. Está sendo vendido por R$ 416.990 na variante Core, chegando a R$ 461.990 na configuração Circuit, qeu adicionar alerta de ponto cego, head-up display, carregador wireless para smartphones e teto em fibra de carbono.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Sedãs em agosto: Toyota Corolla tem mais de 70% de participação nos médios
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Teste Toyota Corolla GR-Sport 2024: o gato de caça