Ferrari SF90 XX Stradale estreia com 1.030 cv e apenas 799 unidades
Também conta com uma versão conversível Spider, esta limitada a 599 unidades
A Ferrari tem uma longo histórico de criar edições especiais, normalmente buscando o máximo de performance possível para os modelos de rua. No caso das versões XX, a transformação era tão extrema que tornavam-se carros que só podiam andar nas pistas de corrida. Isto mudou com os recém-revelados SF90 XX Stradale e SF90 XX Spider conversível, limitados a 799 e 599 unidades, respectivamente.
Atualizações mecânicas
Para criar as versões XX, a Ferrari manteve o motor 4.0 V8 biturbo, auxiliado por três propulsores elétricos (dois no eixo dianteiro e um entre o motor e a transmissão). A diferença está na potência gerada, alcançando os 1.030 cv contra os 986 cv do SF90 Stradale "normal".
Galeria: Ferrari SF90 XX Stradale e Ferrari SF90 XX Spider
Sozinho, o V8 do SF90 XX Stradale produz 797 cv, em vez dos 780 cv da versão anterior. Entre as mudanças estão os novos pistões, melhorias na câmara de combustão, polimento dos dutos de admissão e escape, aumento na taxa de compressão e a retirada do sistema secundário de ar, este último reduzindo o peso em 3,5 kg.
Os motores elétricos também receberam uma atualização na potência para produzir um total de 233 cv. A capacidade da bateria permanece em 7,9 kWh. Usando somente a carga da bateria, o esportivo poderá rodar por 25 quilômetros e tem uma velocidade máxima de 135 km/h.
Há uma nova função de boost usando os motores elétricos quando o SF90 XX está no modo de condução Qualifying. O sistema adiciona mais potência ao sair de uma curva, e a Ferrari afirma que o recurso reduz os tempos de volta no circuito de Fiorano em 0,25 segundo. A bateria tem energia suficiente para fornecer até 30 desses aumentos de potência.
A caixa de câmbio ainda é uma unidade de dupla embreagem de oito marchas. O software revisado adiciona um barulho na troca de marchas que é semelhante ao som do escapamento quando tiramos o pé do acelerador em altas rotações.
Ambos os modelos atingem 100 km/h em 2,3 segundos e têm uma velocidade máxima de 320 km/h.
O SF90 XX Stradale melhorou a frenagem graças às pinças dianteiras redesenhadas com melhor resfriamento. Os rotores traseiros aumentam para 390 milímetros em vez dos 360 mm existentes. Um novo controlador ABS EVO trabalha com o sensor 6W-CDS para obter uma estimativa da velocidade do veículo e, em seguida, calcular a distribuição adequada da frenagem.
Mudanças no estilo
Ferrari SF90 XX Stradale
Ferrari SF90 Stradale
A Ferrari ajustou o SF90 XX Stradale para ter uma aparência mais agressiva. Um difusor dianteiro maior direciona o ar sob o carro para canalizar o fluxo para a parte inferior da carroceria redesenhada. A fabricante informa que ele produz mais de 45 kg de downforce a 250 km/h do que o modelo normal.
Enquanto o veículo existente tem uma ampla saída de ar no capô, a Ferrari acrescenta elementos aerodinâmicos mais sofisticados ao SF90 XX. Há um par de dutos em cada lado da frente, e há mais dois perto do centro. A extremidade traseira recebe a mesma atenção. Duas entradas estão na tampa do motor, logo atrás do teto. Também há revisões nas aberturas dos para-lamas.
Ferrari SF90 XX Stradale
Ferrari SF90 Stradale
Completando a parte traseira, a Ferrari instalou uma asa fixa. A marca diz que esse é o primeiro modelo de rua desde a F50 a ter uma asa fixa de série. No total, as mudanças da carroceria geram 530 kg de downforce a 250 km/h.
As mudanças no interior são menores. O SF90 XX tem um painel de instrumentos em Alcantara e muitos acabamentos em fibra de carbono. O seletor de marchas está mais à frente. Os assentos parecem ter um design de peça única, mas o acabamento elástico conecta as seções superior e inferior para que os ocupantes possam ajustar o encosto.
A aranha
O SF90 XX Spider é bastante semelhante ao SF90 XX Stradale, exceto pelo fato de o teto poder ser aberto em 14 segundos. As alterações para poder virar conversível fez com perdesse algumas das passagens de ar na parte traseira.
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Fonte: Ferrari
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