A BMW Motorrad está preparando um grande lançamento para a celebração dos 100 anos da marca que ocorrerá em setembro. No final daquele mês, foi confirmado que a empresa mostrará a nova geração da 1250 GS, sua moto mais icônica. Ela receberá o nome 1300 GS, indicando um aumento de capacidade do motor.
A apresentação da nova BMW 1300 GS foi confirmada pela marca para o final de setembro, mas, até então, não tínhamos imagens da moto finalizada. Apenas alguns flagras no passado mostraram os protótipos em testes, ainda com camuflagens e usando carenagens provisórias. Mas isto mudou.
O site britânico Bennets publicou imagens vazadas, flagrando como ficará o visual dessa nova BMW R 1300 GS. A grande aventureira da marca, que foi apresentada pela primeira vez em 1980, deixará de lado o visual robusto atual em favor de linhas mais orgânicas e modernas. Pelas fotos, também abandonará os característicos - mas polêmicos - faróis assimétricos. A previsão é de que a novidade desembarque também no Brasil já em 2024.
Nos flagras anteriores, foi possível ver que a BMW fará uma evolução visual de certa forma radical em sua grande aventureira. A nova geração da BMW R 1300 GS terá um bloco único de farol com lâmpadas de LED instalado em posição bem mais baixa, agregado ao novo bico frontal da moto, mais pronunciado.
Também é interessante reparar que há mais um pequeno elemento logo à frente do farol. Ainda não se tem confirmação do que é, mas aparenta ser o abrigo para sensores de radar. Com isso, já se acredita que a próxima geração da aventureira da BMW deverá contar com assistentes de condução como controle de cruzeiro adaptativo e monitoramento de ponto cego.
Falando em tecnologia, a nova R 1300 GS também trará um painel de instrumentos digital com tela colorida de TFT emprestado diretamente da R 1250 RT europeia. Quanto à mecânica, é difícil dizer o que mais vai mudar para além do aumento de cilindrada. Os característicos cilindros contrapostos, característicos da big trail da BMW, ainda estão lá, mas bem cobertos. O que se especula é que a marca deverá aprimorar o Shift Cam, sistema de comando de válvulas variável. Espera-se um ganho de desempenho também, mas vale lembrar que as normas Euro5 de emissão de poluentes vão dificultar a tarefa.
Mesmo com as normas ditando até quanto barulho a moto pode fazer, a BMW R 1300 GS flagrada tinha um abafador final bem mais compacto que o encontrado na atual R 1250 GS, mas não se pode confirmar que ele seja o produto final. A balança traseira manterá o braço único abrigando a transmissão final por eixo cardã, mas foi levemente revisado.
Fonte: Bennets
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
BMW X2 M35i xDrive chega ao Brasil mais rápido e potente
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Novo BMW M2 2025 chega aos 480 cv por R$ 647.950 no Brasil