A indústria de motocicletas no Brasil segue dando sinais positivos de crescimento. Após uma série de recordes, maio não foi diferente: foi o melhor mês em unidades produzidas desde 2012. Após um abril impactado por uma quantidade menor de dias úteis, maio foi um mês "cheio" e ajudou nos resultados.
O levantamento mensal da Abraciclo apontou que 155.118 unidades saíram das linhas de produção do Polo Industrial de Manaus. Isso teria representado uma alta de 19,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado (129.781 motocicletas) e de 32,8% em relação a abril (116.809 unidades). Ainda de acordo com os dados da associação, o número não superou apenas maio de 2012, quando 171.734 motocicletas saíram das linhas de montagem brasileiras.
No acumulado do ano foram fabricadas 668.997 motocicletas, volume 17,5% superior ao mesmo período do ano passado, com 569.598 unidades sendo construídas entre janeiro e maio. O presidente da Abraciclo, Marcos Bento, explica que os números alcançados nos cinco primeiros meses do ano estão dentro do planejado. “Tivemos um mês cheio em maio, com 22 dias úteis, o que nos permite equilibrar melhor a oferta e a demanda por motocicletas”.
Bento ressalta que o segmento de motocicletas deve seguir a tendência de alta. “A motocicleta é uma opção ágil e econômica de deslocamento. Além disso, tem vantagens, como menor valor de aquisição e baixo custo de manutenção, o que atrai novos consumidores”. Por outro lado, o presidente da Abraciclo ressaltou que a alta das taxas de juros, a falta de acesso ao crédito e a diminuição do poder aquisitivo da população como fatores que podem frear esse crescimento.
Com o aquecimento do mercado interno, quem sofreu foram as exportações. As fabricantes de motocicletas brasileiras exportaram 3.020 unidades em maio. O volume é 49,6% inferior ao registrado no mesmo mês do ano passado (5.990 motocicletas) e 17,5% menor na comparação com abril (3.659 unidades).
De acordo com dados do Comex Stat, que registra os embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo, os três principais mercados foram os países do MERCOSUL. A Colômbia ficou em primeiro lugar, com 1.632 unidades e 33,3% do volume total exportado. A Argentina ficou na segunda posição (1.350 motocicletas e 27,6% das exportações), seguida pelo Uruguai (636 unidades e 6,1%)
No acumulado do ano, as exportações totalizaram 16.955 unidades, retração de 17,4% em relação ao mesmo período de 2022 (20.523 motocicletas). Ainda segundo dados do Comex Stat, os três principais destinos foram a Colômbia (6.762 motocicletas e 29,1% das exportações), Argentina (6.836 unidades e 27,4%) e Estados Unidos (2.762 motocicletas e 11,9%).
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