Desenvolvida em grande parte pelo time de engenharia e design da Stellantis do Brasil, a picape Rampage 2024 deverá ganhar alcance internacional e chegar à América do Norte. A imprensa local especula fortemente o lançamento local da caminhonete logo depois da estreia no mercado brasileiro e o surgimento de protótipos rodando em testes nos Estados Unidos só reforça os rumores.
A informação foi revelada primeiramente pelo site The Drive, que diz ter recebido detalhes sobre o lançamento norte-americano da Rampage através de fontes internas familiarizadas com os planos da Stellantis. Confirmada a estreia, a picape de entrada da Ram chegará aos EUA com a missão de brigar diretamente com Ford Maverick, Hyundai Santa Cruz e Honda Ridgeline - todas com pegada lifestyle e com construção do tipo monobloco.
O interesse da Ram na categoria não é por acaso. Explorado com sucesso pela Ford, o segmento tem se provado bastante promissor no mercado norte-americano. Só em 2022, a Maverick emplacou por lá quase 75 mil unidades. Por sua vez, a Santa Cruzvendeu cerca de 36 mil exemplares. Com ampla rede de concessionárias e tradição no mercado, a Ram não terá dificuldades em emplacar a Rampage.
Em entrevista concedida recentemente, o ex-CEO da Ram nos EUA, Mike Koval, assumiu que a marca tem interesse em entrar na disputa. “Eu adoraria trazer uma pequena caminhonete para a América do Norte", disse. O executivo negou que o modelo brasileiro seria a picape em questão, mas pode ter apenas despistado a imprensa para preservar o segredo até o lançamento.
Resta saber agora como será a chegada da Rampage às concessionárias norte-americanas. Exportar a partir do Brasil não é tão viável, já que picapes produzidas fora da América Norte pagam imposto de 25% do chamado “Chicken Tax” (ou imposto do frango, em tradução direta).
O tributo foi criado há mais de 50 anos para taxar picapes e veículos comerciais produzidos principalmente na Europa e, na época, serviu como resposta às altas taxas de importação cobradas por Alemanha Ocidental e França sobre o frango exportado pelos EUA.
Para driblar os custos extras, a Ram poderá produzir a Rampage no México (país isento do imposto), ocupando as linhas de montagem da fábrica de Toluca (atualmente usadas pelo Jeep Compass). A plataforma Small Wide 4x4 é a mesma nos dois veículos, o que facilita as operações e acelera a produção.
Fonte: The Drive
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ram Rampage 2025 estreia novo 2.2 turbodiesel e nova versão de entrada
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
RAM 1500 com emblemático motor V8 HEMI tem última unidade produzida
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
RAM 1500 RHO: flagra mostra versão de 548 cv da picape já no Brasil