A Honda acaba de oficializar no Brasil o lançamento do aguardado Civic Type R. Detentor do título de carro de tração dianteira mais rápido do mundo, o modelo chega ao país importado do Japão com proposta de nicho e foco voltado para amantes de velocidade. Serão destinadas apenas 100 unidades para o mercado nacional por ano e cada uma será vendida com preços de R$ 429.900 e R$ 434.900 (com pacote Traffic Alert).
Como acontece desde 1997, o Civic Type R toma como base a variante hatchback. O visual adota traços mais dinâmicos e linhas mais chamativas na comparação com as demais versões. Entre os diferenciais, destaque para para-choque com recortes inéditos, grade redesenhada, traseira com o emblemático aerofólio e rodas com desenho exclusivo.
Segundo a Honda, o Type R ganhou 15 mm de largura e ficou 28 mm mais baixo em relação à geração anterior. Além disso, o comprimento total aumentou em 38 mm - destes, 35 mm estão no entre-eixos e representam ganhos importantes em espaço na cabine.
Falando em interior, os bancos possuem estabilizador corporal e revestimento em tecido tipo Suede em chamativo tom de vermelho. Na faixa central há perfuração no padrão colmeia para permeabilidade do ar e ampliação do conforto térmico.
Sob o capô, o motor 2.0 VTEC turbo a gasolina desenvolve 297 cv de potência e 42,8 kgfm de torque máximo, ficando abaixo do acerto visto em outros mercados. No Japão, por exemplo, o modelo entrega 330 cv, enquanto nos Estados Unidos desenvolve 320 cv. Como manda a tradição do segmento, o câmbio é manual de 6 marchas.
Nesta nova geração, a Honda diz que o turbocompressor foi atualizado com lâminas otimizadas capazes de fornecer pressão extra, maior alcance e ainda mais eficiência. Todos os gases são expelidos por um exaustor mais largo e reto, que conta com válvula ativa para aumento o ronco.
Ainda segundo a marca, o uso de materiais leves combinados com melhorias estruturais foi fundamental para a carroceria de baixo peso e alta rigidez. Destaque para a aplicação de adesivo estrutural, capô de alumínio e tampa do porta-malas de resina, cerca de 20% mais leve que a de metal. Os freios são da Brembo, com bomba mecânica, pinças com quatro pistões e discos de duas peças - considerados mais eficientes e resistentes a altas temperaturas.
Os pneus escolhidos sob medida para o modelo têm medidas 265/30ZR19 e são capazes de atender às mais exigentes solicitações em piso seco, garante a Honda.
Além disso, o motorista pode escolher entre quatro modos de condução: Comfort, Sport, +R e Individual. Ao todo, seis parâmetros são alterados, de acordo com o modo de condução pré-selecionado: gerenciamento do motor, assistência do volante, rigidez dos amortecedores, ronco do escapamento, punta-taco nas reduções e layout do painel. As configurações feitas no modo Individual são mantidas mesmo que o motor seja desligado.
Na cabine, destaque para a combinação de vermelho e preto no acabamento. O sistema de entretenimento roda em tela de 9 polegadas e o sistema de som é assinado pela Bose. Junto com gráficos mais nítidos, melhor resposta e conectividade sem fio Apple CarPlay e Android Auto, o novo sistema oferece telemetria melhorada em tempo real e outros dados de desempenho através do software LogR da Honda, que agora não requer mais um aplicativo de smartphone para funcionar.
As cores disponíveis para o Civic Type R no Brasil são Racing Blue Pearl, Rallye Red, Championship White e Crystal Black Pearl. A garantia de fábrica é de 3 anos, sem limite de quilometragem.
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