Nesta edição do Semana Motor1.com, a CAOA Chery apresentou o novo Tiggo 5X Sport, versão mais barata do SUV. Após sucesso acima do esperado, GWM pode mudar seus planos e passar a fabricar o Haval H6 híbrido no Brasil ao lado de picape e outro SUV de luxo da empresa em Iracemápolis (SP).
Com 3 meses de aguardo, a Volkswagen apresentou o Polo Track ao mercado argentino. Por lá, o hatch chegou bem mais caro que aqui e usa motor proibido no Brasil. Após anúncio de medidas para reduzir preços dos carros, governo federal pede 15 dias para ações entrarem em vigor e hiato causa confusão no mercado. Por último, a Volkswagen Saveiro 2024 é flagrada novamente.
Aproveitando as novas regras de descontos para carros populares, a CAOA Chery apresentou uma versão mais despojada do Tiggo 5X, a Sport. Ela custa exatos R$ 119.990 e perdeu itens como faróis de LED, câmeras 360, rodas de 18 polegadas, ar-digital dual zone e teto solar. O motor ainda é o mesmo 1.5 turbo das demais versões, mas a configuração Sport perde o sistema híbrido-leve.
A GWM anunciou bons resultados de vendas em maio, primeiro mês fechado de emplacamentos do Haval H6. O único produto da marca por enquanto em nosso mercado acumulou 960 unidades comercializadas entre as versões híbridas convencional e plug-in. O sucesso teria sido tão grande que a empresa já estaria cogitando nacionalizar o carro. Até agora, a fábrica da GWM em Iracemápolis estava programada para construir a picape híbrida Poer e mais um SUV de alto luxo.
Após 3 meses do lançamento no Brasil, a Volkswagen apresentou o Polo Track na Argentina com a mesma missão daqui: substituir o Gol. O carro chegou por lá custando cerca de R$ 120 mil, mais que o cobrado no Brasil pela versão Highline 200 TSI automática. No país vizinho, o hatch ainda chegou usando o motor 1.6 16V MSI, que foi aposentado no Brasil na linha de carros de passeio da marca por não atende mais às normas de emissões de poluentes.
O governo confirmou: carros abaixo de R$ 120 mil que atenderem a alguns requisitos terão impostos como IPI, PIS e Cofins reduzidos. Mas isso deve acontecer futuramente. Enquanto isso, lojistas já relatam cancelamento de pedidos e quedas nas vendas. Na Argentina, fabricantes estão preocupados com modelos feitos por lá e vendidos aqui, como Fiat Cronos e Peugeot 208. Importados, ficarão menos competitivos.
Ainda sem expectativa para ser lançada, a linha 2024 da Volkswagen Saveiro continua sendo flagrada. A picape passará por mais uma mudança de visual e deverá ganhar traços mais refinados com faróis similares aos do Nivus, por exemplo. A mecânica, por outro lado, deverá permanecer sem alterações. Sob o capô, trará o mesmo motor 1.6 16V de hoje.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Picapes em agosto: Fiat Strada registra recorde de vendas
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Vendas em agosto: Caoa Chery Tiggo 7 passa Jeep Compass e Strada lidera
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Volkswagen Saveiro 2025 tem nova multimídia e fica até R$ 2.200 mais cara
Primeiras impressões Lexus UX 300h: um híbrido contra Audi e BMW
Depois do Brasil, renovada Volkswagen Saveiro 2024 é lançada na Argentina