Apresentados na Europa no início de fevereiro, os renovados BMW X5 e BMW X6 desembarcam oficialmente no Brasil nesta segunda-feira (29). Importados diretamente da fábrica de Spartanburg, nos Estados Unidos, os modelos estreiam por aqui atualizações de meia-vida no visual e importantes incrementos tecnológicos na cabine. Os preços começam em R$ 709.950 e R$ 812.950, respectivamente.
Por fora, tanto X5 quanto X6 ganham dianteira renovada com faróis cerca de 35 milímetros mais finos que os anteriores, grade com formato ligeiramente revisto e luz diurna em LED que agora aponta para fora em formato de seta e faz o papel de indicador de direção. No caso do X5, a grade passa a ser iluminada em todas as versões no padrão BMW Iconic Glow (recurso que já era oferecido no X6).
Na traseira, as lanternas foram redesenhadas e contam novos contornos e formatos de iluminação. No caso do X6, o para-choque traseiro também foi redesenhado e agora conta com novas ponteiras de escapamento em formato trapezoidal. O pacote M Sport agora também passa a equipar o modelo com motor de seis cilindros.
Por dentro, como na renovação de outros modelos da marca, o destaque fica por conta do esquema de telas BMW Curved Display. Agora, X5 e X6 contam com quadro de instrumentos e sistema multimídia agrupados em uma só peça curva separada em 12,3" e 14,9", respectivamente. Há ainda novo volante e mudanças em alguns acabamentos, novo seletor do câmbio e comandos sensíveis ao toque no console central.
Entre os equipamentos, ambos contam com Digital Key Plus que substitui as chaves físicas do veículo para a abertura das portas e ignição do motor. O BMW Comfort Access 2.0 destrava e acende luzes de boas-vindas ao se aproximar do carro e tranca o veículo ao se afastar sem necessidade de encostar na chave, além de possibilitar a abertura do porta-malas através da aproximação do pé no para-choque traseiro.
A lista conta ainda com faróis full LED adaptativos, ar-condicionado com controle digital automático de quatro zonas, sistema de estacionamento automático e o sistema Reversing Assist, que refaz em marcha a ré os últimos 50 metros percorridos pelo veículo. Já o Driving Assistant Professional informa o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa e controle e prevenção de aproximação frontal.
Sob o capô, o X5 conta com motorização híbrida plug-in foi totalmente reformulada. O motor a gasolina de 6 cilindros em linha rende 313 cv e vem associado ao propulsor elétrico de 197 cv, desenvolvendo conjuntamente 489 cv de potência - aumento de 96 cv em relação ao modelo anterior. O torque combinado é de 71,3 kgfm, ou seja, avanço de 10,1 kgfm sobre o antecessor. O câmbio é automático de 8 marchas. Na versão X5 xDrive50e, a BMW garante aceleração de 0 a 100km/h em apenas 4,8 segundos.
A quantidade de energia utilizável que pode ser armazenada pela bateria de alta tensão aumentou quase 25% em relação à geração anterior, para 25,7 kWh de capacidade utilizável. O alcance elétrico da versão varia de até 79 km no ciclo PBEV a 110 km no ciclo WLTP. Dois carregadores de alta potência acompanham o carro, um carregador Flex Charger portátil de até 11 kW e uma BMW Wallbox de até 22 kW.
Por sua vez, o X6 ganhou motor com inovações no processo de combustão, troca de gases, controle de válvulas, sistema de injeção e ignição. Agora, o 3.0 de 6 cilindros em linha entrega 381 cv e 53 kgfm de torque - ganho de 47 cv de potência. A versão X6 M Competition mantém o 4.4 V8 bi-turbo com 625 cv de potência a 6.000 giros e 76,4 kgfm de torque, atingidos na faixa entre 1.800 e 5.860 rotações.
Os dois modelos, vale lembrar, chegam ao país com plano de manutenção pelo período de 3 anos ou 40.000 km grátis.
MODELO | PREÇO |
X5 xDrive50e X-Line | R$ 709.950 |
X5 xDrive50e M Sport | R$ 759.950 |
X6 xDrive40i M Sport | R$ 812.950 |
X6 M Competition | R$ 1.174.950 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW investirá R$ 1,1 bilhão para novo modelo e eletrificados nacionais
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Projeção: BMW X5 terá mudança radical de design na próxima geração
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
BMW anuncia produção do X5 híbrido plug-in no Brasil; conheça o SUV
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Primeiras impressões BMW iX5 Hydrogen Fuel Cell: laboratório com rodas