Com um olho no passado, a Fiat lançou um teaser sobre o futuro das cabines nos carros da marca. A inspiração veio do passado, mas será este conceito que levará a empresa para o futuro eletrificado nos próximos anos. Apesar de a imagem não ligar o interior do futuro à esportividade, é uma homenagem à uma pista.
Com essa mudança na concepção de cabines, a Fiat manterá um forte vínculo com a tradição da marca, projetando vários elementos de design inspirados no circuito de Lingotto em Turim (ITA). Trata-se da exótica pista de testes montada sobre a icônica fábrica da empresa naquela cidade. Ela foi inaugurada em 22 de maio de 1923 que moldou a história da Fiat ao longo do século XX.
Num vídeo comemorativo chamado apenas de "Shaping the Future" (moldando o futuro), Olivier François, CEO da Fiat, discute com Ginevra Elkann, presidente da Pinacoteca Agnelli, a história de Lingotto, desde seu nascimento até um elemento de estilo para o futuro da marca. A família Agnelli é uma das mais poderosas da Itália e Giovanni Agnelli foi um dos fundadores da Fiat.
O mais interessante são as palavras de François, que sugerem como as formas da antiga fábrica e da pista serão uma fonte de inspiração para os próximos modelos, começando com os planejados para serem apresentados já 2024:
"Na Fiat, achamos que Lingotto e a pista são um marco tão importante que merecem se tornar 'marcadores de design'. Suas características inspiraram os designers da Fiat a traçar as linhas dos futuros modelos Fiat, desde a incrível pista no teto até a rampa de saída, que é como um manifesto de nossa tradicional leveza: menos material, mais espaço, essa é a nossa visão de design de interiores que olha para o futuro.
A forma oval de Lingotto inspira vários novos detalhes distintivos do interior, enquanto a fachada, com a leveza de suas janelas, também se tornará uma assinatura distinta dos futuros modelos. Estou ansioso para lançar esses modelos "inspirados em Lingotto" no ano que vem.
A importância de Lingotto também é destacada por Elkann:
Hoje é um dia especial: o Lingotto foi inaugurado oficialmente pelo meu tataravô, há exatamente 100 anos. Foi um momento de muito orgulho: um grande passo à frente para a Fiat e para a indústria italiana em geral. A pista já foi chamada de 'um dos espetáculos mais impressionantes que a indústria já ofereceu'".
Qual será o primeiro Fiat a receber essa caracterização específica? É difícil dizer, embora pareça provável uma estreia no novo Panda. Espera-se que a próxima geração de um dos carros compactos mais amados dos italianos - e que já compartilhou desenvolvimento com o nosso Uno - seja lançada entre 2024 e 2025 em um formato elétrico. É possível que o lançamento de um modelo tão importante seja acompanhado de várias referências à história da Fiat.
Antes do novo Panda, no entanto, será a vez do 600, o herdeiro do 500X, que poderá ver a luz do dia ainda em 2023. Ainda há espaço para o novo a vez do Topolino, apelido do primeiro 500, que seria a versão Fiat do quadriciclo elétrico Citroën Ami.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Calmon: Híbrido básico flex da Fiat abre horizonte de crescimento firme
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
No Reino Unido, chinesas Omoda e BYD já vendem mais que Fiat