Depois de décadas de duelo na América do Norte, as picapes Ram 1500 e Ford F-150 agora travam acirrada disputa também no mercado brasileiro. O segmento tem vivido sua melhor fase por aqui e registrado lançamentos em série, incluindo novos modelos e versões. A mais recente estreia é a configuração Limited da Ram, que concorre diretamente com a variante Platinum da Ford.
De olho nesse embate, comparamos as fichas técnicas das duas grandalhonas (1500 Limited e F-150 Platinum) e reunimos informações sobre motorização, dimensões, equipamentos, caçamba, desempenho e capacidade de reboque. Confira abaixo.
Ram 1500 Limited
Ford F-150 Platinum
Tanto a Ram 1500 Limited quanto a F-150 Platinum são equipadas com motores V8 movidos a gasolina. No primeiro caso, o propulsor 5.7 HEMI desenvolve 400 cv e 56,7 kgfm de torque. É o mesmo já adotado por aqui em outras picapes da empresa, como a 1500 Rebel e a Classic. Sai de fábrica sempre associado ao câmbio automático de 8 marchas, com tração 4x4 com reduzida. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos e máxima de 174km/h (limitada eletronicamente). O consumo em ciclo urbano é de 5,5 km/l e na estrada de 7,2 km/l.
No caso do modelo da Ford, o bloco 5.0 Coyote (o mesmo usado no Mustang) entrega 405 cv e 56,7 kgfm de força. O câmbio automático de 10 marchas se acopla a um sistema de tração 4x4 com reduzida e seletor de modos de condução, seja para uso no asfalto ou na terra. Há um modo de distribuição automática. Em nossos testes, a F-150 acelerou de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos. Já o consumo em nossa avaliação foi de 8,3 km/l em rodovia.
Posicionadas no segmento de grandes, as duas se aproximam consideravelmente dos 6 metros de comprimento. Na comparação com picapes médias tão tradicionais no mercado brasileiro, chamam bastante atenção nas ruas pelo porte. A Ram leva ligeira vantagem no comprimento, mas a Ford é maior em largura e na distância entre-eixos. Há ainda substancial diferença na capacidade do tanque de combustível (com reflexos na autonomia de cada modelo). Veja a tabela comparativa abaixo.
FORD F-150 PLATINUM | RAM 1500 LIMITED | |
COMPRIMENTO | 5.884 mm | 5.916 mm |
LARGURA | 2.089 mm | 2.085 mm |
ALTURA | 1.962 mm | 1.972 mm |
ENTRE-EIXOS | 3.694 mm | 3.672 mm |
TANQUE | 136 litros | 98 litros |
Diferente da tradição das médias tão populares no Brasil, a grandalhonas em questão não têm a capacidade de carga como forte. As médias, por exemplo, superam facilmente 1 tonelada nesse quesito, mas nas grandes os números são bem menores. A prioridade, no caso, é a capacidade de reboque, que supera facilmente 3 toneladas e tem aplicação prática no engate de trailers pesados, por exemplo. Abaixo, os números das caçambas.
FORD F-150 PLATINUM | RAM 1500 LIMITED | |
COMPRIMENTO | 1.700 mm | 1.711 mm |
LARGURA | 1.520 mm | 1.295 mm |
CAPACIDADE EM LITROS | 1.370 litros | 1.200 litros (mais 107 litros de cada RamBox) |
CAPACIDADE EM KG | 681 kg | 528 kg |
CAPACIDADE DE REBOQUE | 3.515 kg | 3.674 kg |
A Ford F-150 Platinum custa R$ 509.990, enquanto a Ram 1500 Limited sai por R$ 529.990 - diferença de exatos R$ 20.000. A lista de equipamentos de ambas é bem parecida, com painel digital, sistema de som assinado e pacote completo de assistentes de condução. A Ram 1500 Limited oferece a mais pelo preço extra recursos como head-up display e banco traseiro reclinável com aquecimento e ventilação.
Além disso, tem o diferencial da suspensão a ar. No lugar das molas tradicionais, há bolsas a ar projetadas para o peso da picape que ajustam a altura automaticamente ou com 5 funções controladas pelo painel: Normal (211 mm de altura do solo), Aero (15 mm mais baixa em velocidades mais altas por aerodinâmica, assim como um refletor dianteiro e as grades ativas), Off-Road 1 (241 mm), Off-Road 2 (262 mm) e o Park, onde ela abaixa totalmente para facilitar o embarque e desembarque com 159 mm.
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