Ram 1500 Limited vs. Ford F-150: como é a ficha técnica de cada picape
Tradicional duelo da América do Norte agora acontece no Brasil graças ao boom vivido pelo segmento
Depois de décadas de duelo na América do Norte, as picapes Ram 1500 e Ford F-150 agora travam acirrada disputa também no mercado brasileiro. O segmento tem vivido sua melhor fase por aqui e registrado lançamentos em série, incluindo novos modelos e versões. A mais recente estreia é a configuração Limited da Ram, que concorre diretamente com a variante Platinum da Ford.
De olho nesse embate, comparamos as fichas técnicas das duas grandalhonas (1500 Limited e F-150 Platinum) e reunimos informações sobre motorização, dimensões, equipamentos, caçamba, desempenho e capacidade de reboque. Confira abaixo.
Ram 1500 Limited
Ford F-150 Platinum
Motor e câmbio
Tanto a Ram 1500 Limited quanto a F-150 Platinum são equipadas com motores V8 movidos a gasolina. No primeiro caso, o propulsor 5.7 HEMI desenvolve 400 cv e 56,7 kgfm de torque. É o mesmo já adotado por aqui em outras picapes da empresa, como a 1500 Rebel e a Classic. Sai de fábrica sempre associado ao câmbio automático de 8 marchas, com tração 4x4 com reduzida. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos e máxima de 174km/h (limitada eletronicamente). O consumo em ciclo urbano é de 5,5 km/l e na estrada de 7,2 km/l.
No caso do modelo da Ford, o bloco 5.0 Coyote (o mesmo usado no Mustang) entrega 405 cv e 56,7 kgfm de força. O câmbio automático de 10 marchas se acopla a um sistema de tração 4x4 com reduzida e seletor de modos de condução, seja para uso no asfalto ou na terra. Há um modo de distribuição automática. Em nossos testes, a F-150 acelerou de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos. Já o consumo em nossa avaliação foi de 8,3 km/l em rodovia.
Dimensões
Posicionadas no segmento de grandes, as duas se aproximam consideravelmente dos 6 metros de comprimento. Na comparação com picapes médias tão tradicionais no mercado brasileiro, chamam bastante atenção nas ruas pelo porte. A Ram leva ligeira vantagem no comprimento, mas a Ford é maior em largura e na distância entre-eixos. Há ainda substancial diferença na capacidade do tanque de combustível (com reflexos na autonomia de cada modelo). Veja a tabela comparativa abaixo.
FORD F-150 PLATINUM | RAM 1500 LIMITED | |
COMPRIMENTO | 5.884 mm | 5.916 mm |
LARGURA | 2.089 mm | 2.085 mm |
ALTURA | 1.962 mm | 1.972 mm |
ENTRE-EIXOS | 3.694 mm | 3.672 mm |
TANQUE | 136 litros | 98 litros |
Caçamba e reboque
Diferente da tradição das médias tão populares no Brasil, a grandalhonas em questão não têm a capacidade de carga como forte. As médias, por exemplo, superam facilmente 1 tonelada nesse quesito, mas nas grandes os números são bem menores. A prioridade, no caso, é a capacidade de reboque, que supera facilmente 3 toneladas e tem aplicação prática no engate de trailers pesados, por exemplo. Abaixo, os números das caçambas.
FORD F-150 PLATINUM | RAM 1500 LIMITED | |
COMPRIMENTO | 1.700 mm | 1.711 mm |
LARGURA | 1.520 mm | 1.295 mm |
CAPACIDADE EM LITROS | 1.370 litros | 1.200 litros (mais 107 litros de cada RamBox) |
CAPACIDADE EM KG | 681 kg | 528 kg |
CAPACIDADE DE REBOQUE | 3.515 kg | 3.674 kg |
Preços e equipamentos
A Ford F-150 Platinum custa R$ 509.990, enquanto a Ram 1500 Limited sai por R$ 529.990 - diferença de exatos R$ 20.000. A lista de equipamentos de ambas é bem parecida, com painel digital, sistema de som assinado e pacote completo de assistentes de condução. A Ram 1500 Limited oferece a mais pelo preço extra recursos como head-up display e banco traseiro reclinável com aquecimento e ventilação.
Além disso, tem o diferencial da suspensão a ar. No lugar das molas tradicionais, há bolsas a ar projetadas para o peso da picape que ajustam a altura automaticamente ou com 5 funções controladas pelo painel: Normal (211 mm de altura do solo), Aero (15 mm mais baixa em velocidades mais altas por aerodinâmica, assim como um refletor dianteiro e as grades ativas), Off-Road 1 (241 mm), Off-Road 2 (262 mm) e o Park, onde ela abaixa totalmente para facilitar o embarque e desembarque com 159 mm.
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