O Rimac Nevera segue quebrando recordes e, desta vez, o hipercarro elétrico teve um dia histórica em uma pista de testes na Alemanha. A fabricante foi capaz de quebrar 23 recordes no mesmo dia, aproveitando ao máximo a reta de 4 quilômetros. Para fazer as medições, a Rimac chamou representantes da Dewesoft e RaceLogic, fazendo verificações independentes dos tempos registrados e confirmando que o carro é mais rápido do que o anunciado.
Utilizando pneus Michelin Cup 2 R para uso nas ruas, o Nevera conseguiu chegar a 96 km/h em apenas 1,74 segundos, superando os 1,85 s que a Rimac delcarava. Mesmo o 0 a 100 km/h registrou um tempo impressionante, de 1,81 segundos. Porém, temos que mencionar que a aceleração não foi feita com o veículo parado, utilizando uma partida em movimento. A marca croata diz que isso foi necessário porque o asfalto não foi preparado especialmente para o teste.
Como sugerido anteriormente por Mate Rimac, CEO da fabricante, nas redes sociais, o Nevera estabeleceu um novo recorde mundial de carro de produção mais rápido a acelerar de 0 a 400 km/h e parar completamente. Precisou de 29,94 segundos para fazer toda esta movimentação, enquanto o Koenigsegg Regera registrou um tempo de 31,49 s no teste realizado em 2019 na Suécia.
O Nevera é equipado com quatro motores, cada um em uma das rodas. Combinados, entregam uma potência total de 1.900 cv e um torque de 240,6 kgfm. A entrega da força é controlada por uma caixa de transmissão de marcha única. A Rimac conseguiu manter o peso em 2.300 kg, um feito interessante considerando que o hipercarro conta com um conjunto de baterias de 120 kWh, para que tenha uma autonomia de 490 km.
Além dos recordes, o Nevera ganhou uma pintura especial para o evento, que é uma referência ao BMW e-M3 de Mate Rimac, uma modificação feita pelo executivo sobre seu Série 3 1984 e que tem 600 cv – chegou até a fazer alguns recordes em 2012. Depois de 11 anos, o fundador da fabricante está feliz em dizer que o seu novo carro chega a 400 km/h e freia até parar mais rapidamente do que um McLaren F1 chega a 350 km/h.
Testes | Racelogic (segundos) | Dewesoft (segundos) |
0-60 mi/h | 1.74 | 1.74 |
0-100 km/h | 1.82 | 1.81 |
0-200 km/h | 4.42 | 4.42 |
0-300 km/h | 9.23 | 9.22 |
0-400 km/h | 21.32 | 21.31 |
100-200 km/h | 2.59 | 2.59 |
200-300 km/h | 4.81 | 4.79 |
200-250 km/h | 2.00 | 2.00 |
0-100-0 km/h | 4.03 | 3.99 |
0-200-0 km/h | 8.85 | 8.86 |
0-300-0 km/h | 15.68 | 15.70 |
0-400-0 km/h | 29.94 | 29.93 |
1/4 de milha | 8.26 | 8.25 |
1/8 de milha | 5.46 | 5.44 |
1/2 milha | 12.82 | 12.83 |
1 milha | 20.62 | 20.59 |
0-100 mi/h | 3.23 | 3.21 |
0-120 mi/h | 4.19 | 4.19 |
0-130 mi/h | 4.74 | 4.75 |
0-250 mi/h | 21.89 | 21.86 |
60-130 mi/h | 2.99 | 2.99 |
0-200 mi/h | 10.86 | 10.86 |
Além dos 22 recordes mencionados na tabela acima, o Rimac Nevera também registrou mais um recorde de frenagem, indo de 100 a 0 km/h em 29,12 metros, como medido pela RaceLogic ou 28,96 m como verificado pela Dewesoft.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-AMG GT43 Coupé é um dos 4 cilindros mais caros já feitos
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Bugatti atinge um novo recorde de velocidade, mas há um porém
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Como a Toyota fez um Corolla automático ser digno da linha GR
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Confirmado: Próxima geração do BMW M3 manterá o seis-cilindros