Depois de aproximadamente quatro anos de comercialização do Arkana (também chamado de Mégane Conquest em alguns mercados), a Renault ampliará sua participação no segmento de SUVs de estilo cupê com lançamento de modelo inédito. Batizado de Rafale 2024, o novato será revelado no próximo dia 18 de junho e chegará ao mercado como terceiro membro da família já composta por Austral e Espace.
Enquadrado no chamado segmento D, o Rafale 2024 será posicionado acima do Arkana e atuará como alternativa generalista aos alemães premium BMW X4, Audi Q5 Sportback e Mercedes-Benz GLC. Para tanto, apostará forte nas linhas ousadas do design e no pacote tecnológico embarcado, bem como no esmero do acabamento interno. Além disso, terá rivais compatriotas como Peugeot 408 e Citroën C5 X.
O nome Rafale está sendo usado pela primeira vez em um veículo Renault, embora não seja exatamente inédito dentro da marca. Tecnicamente, já está sendo usada no Mégane E-Tech Electric através da cor Rafale Grey. O batismo foi usado no passado em um avião de corrida da empresa de aeronaves Caudron, comprada pela Renault na década de 1930. Outros nomes cogitados para o modelo foram Avantime e Austral Coupé.
A Renault não forneceu detalhes técnicos, mas adiantou que o Rafale 2024 será baseado na plataforma CMF-CD e alimentado por motores híbridos. Pela lógica, o conjunto mecânico adotado será o mesmo Espace, que foi transformado de minivan em SUV de 7 lugares e toma como base a mesma arquitetura.
Nesse sentido, um propulsor 1.3 turbo combinado a dois motores elétricos (um usado para mover o veículo e outro como gerador) deverá entregar potência combinada de 199 cv. No Espace, dados de fábrica indicam consumo de 21,3 km/litro e emissões de 105 g/km de CO2. Propulsores a diesel não serão oferecidos, já que a Renault está gradualmente abandonando motores do tipo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault defende SUVs e diz que críticas à categoria são injustificadas
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
História automotiva: uma viagem no tempo com o Renault 4 original
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Anti-Compass da Renault tem motor HORSE, mas Brasil terá solução própria
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Ao vivo em Paris: Renault Emblème adianta os futuros carros da marca