Depois de aproximadamente quatro anos de comercialização do Arkana (também chamado de Mégane Conquest em alguns mercados), a Renault ampliará sua participação no segmento de SUVs de estilo cupê com lançamento de modelo inédito. Batizado de Rafale 2024, o novato será revelado no próximo dia 18 de junho e chegará ao mercado como terceiro membro da família já composta por Austral e Espace.
Enquadrado no chamado segmento D, o Rafale 2024 será posicionado acima do Arkana e atuará como alternativa generalista aos alemães premium BMW X4, Audi Q5 Sportback e Mercedes-Benz GLC. Para tanto, apostará forte nas linhas ousadas do design e no pacote tecnológico embarcado, bem como no esmero do acabamento interno. Além disso, terá rivais compatriotas como Peugeot 408 e Citroën C5 X.
O nome Rafale está sendo usado pela primeira vez em um veículo Renault, embora não seja exatamente inédito dentro da marca. Tecnicamente, já está sendo usada no Mégane E-Tech Electric através da cor Rafale Grey. O batismo foi usado no passado em um avião de corrida da empresa de aeronaves Caudron, comprada pela Renault na década de 1930. Outros nomes cogitados para o modelo foram Avantime e Austral Coupé.
A Renault não forneceu detalhes técnicos, mas adiantou que o Rafale 2024 será baseado na plataforma CMF-CD e alimentado por motores híbridos. Pela lógica, o conjunto mecânico adotado será o mesmo Espace, que foi transformado de minivan em SUV de 7 lugares e toma como base a mesma arquitetura.
Nesse sentido, um propulsor 1.3 turbo combinado a dois motores elétricos (um usado para mover o veículo e outro como gerador) deverá entregar potência combinada de 199 cv. No Espace, dados de fábrica indicam consumo de 21,3 km/litro e emissões de 105 g/km de CO2. Propulsores a diesel não serão oferecidos, já que a Renault está gradualmente abandonando motores do tipo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Teste Renault Kardian Evolution MT: manual, mas tão bom quanto o automático
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: Renault premia sua 1ª concessionária com selo ESG Ouro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados