A Ford revelou a inédita E-Tourneo Courier, uma minivan compacta totalmente elétrica com um visual inspirado nos SUVs da marca e que será lançado na Europa no final de 2024. Na prática, é uma versão de passageiro da E-Transit Courier, descrita pela fabricante como um veículo versátil com capacidade para cinco passageiros e feito pensando no uso urbano.
Do ponto de vista estético, a Ford E-Tourneo Courier aproveita o visual do E-Transit Courier e trouxe um design mais de SUV, como pode ser visto na versão Active das fotos acima, que ainda adiciona uma pintura biton com o teto em um outro tom, cobertura plástica nas caixas de roda, rack de teto e bancos de tecido exclusivos. Esta configuração ainda adiciona skid plates nos para-choques dianteiro e traseiro.
Apesar da E-Tourneo Courier seja o destaque para a Ford, o modelo será vendido também com um motor a combustão. A variante elétrica será facilmente reconhecida por utilizar uma barra iluminada na parte superior da “grade”, que usa um desenho de diamante, itens que não estarão na variante com motor térmico.
Por dentro, a minivan utiliza o mesmo painel que a Transit Courier, adotando um painel de instrumentos digital e uma central multimídia, posicionados lado a lado e ambos com telas de 12 polegadas. Foram desenhadas de forma a ficar fora do console, porém um pouco recuadas em comparação com o resto do acabamento. A multimídia, com o sistema Sync 4, terá Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de contar com atualizações online e um carregador wireless para smartphones.
A segunda fileira terá uam divisão 60:40 para permitir rebater os bancos e a Ford diz que o porta-malas tem 44% mais capacidade do que a geração anterior. Os passageiros ainda terão mais espaço para cabeça e ombros, assim como mais opções de porta-objetos, incluindo um console central configurável, um gaveteiro escondido e um porta-malas dianteiro de 44 litros.
Por seu parentesco com a E-Transit Courier, a E-Tourneo Courier compartilhará a motorização elétrica, o que significa que terá um motor de 136 cv (100 kW) montado no eixo dianteiro e que oferecerá um modo de condução com apenas um pedal, além dos tradicionais Normal, Eco e Escorregadio.
Mesmo que tenha falado do motor, a Ford evitou comentar sobre o conjunto de baterias, dizendo apenas que aceita carregadores de 11 kW AC e 100 kW DC. Uma carga com corrente alternada levaria 5,7 horas para carregar a bateria de 10% até 100%, enquanto um carregador rápido recuperará até 80% da carga em menos de 35 minutos, o que significa que ganharia 87 km de autonomia em 10 minutos.
Como a Ford quis destacar a versão elétrica, não falou muito sobre o motor a combustão, revelando que terá o 1.0 EcoBoost turbo de três cilindros, gerando 125 cv e que iniciará as vendas ainda este ano. A variante elétrica ficará para 2024, com a produção programada para começar no 2º semestre. Ambos serão feitos em Craiova (Romênia), onde a Ford também montará o futuro Puma elétrico. A E-Tourneo Courier será um dos 10 carros totalmente elétricos que a Ford prometeu lançar na Europa até 2024. Até o momento, a fabricante não tem planos de vender a minivan no Brasil.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv