Antes de sua picape nacional, a Ram dá mais um tiro nos segmentos superiores. Chega ao Brasil a Ram 1500 Limited, versão mais luxuosa da linha 1500, importada dos Estados Unidos, e com equipamentos exclusivos dentro do segmento. Com um foco claro na chegada da nova Ford F-150 e já se preparando para a nova Chevrolet Silverado, os preços começam em R$ 529.990.
A Ram 1500 Limited chega a ser mais cara que a Ram 2500 e o mesmo preço da Ram 3500 Limited - neste caso, ambas se beneficiam da produção no México -, mas é um produto mais luxuoso e mais completo. Outro diferencial para as maiores é seu motor V8 5.7 a gasolina, com 400 cv e 56,7 kgfm, com o câmbio automático de 8 marchas e sistema de tração 4x4 com reduzida, o mesmo que já está na 1500 Rebel e 1500 Classic no Brasil.
A Ram se posiciona como uma marca premium no Brasil e, para pode brigar com modelos da Audi, BMW, Mercedes-Benz e cia, a 1500 Limited tem um pacote com elementos como interior em couro com costuras aparentes, um cuidado nos materiais aplicados no acabamento e um nível de detalhamento superior até mesmo diante das irmãs maiores.
O painel de instrumentos é uma tela de 12", novidade para toda a linha Ram 2023, totalmente configurável e com diversas informações, complementado por um Head-up display. Ao centro, uma tela vertical de 12" com espelhamento Apple CarPlay e Android Auto sem fios, navegação embarcada e sistema de som assinado pela Harman Kardon com cancelamento de ruídos externos. Ainda em conectividade, a Ram 1500 Limited estreia o Ram Connect, um aplicativo para smartphone com informações e funções do veículo.
Nesta lista de equipamentos, ainda há o retrovisor interno com câmera, câmeras 360, carregador por indução, freio de estacionamento elétrico, chave presencial com partida por botão e remota, regulagem elétrica para a coluna de direção e altura dos pedais e bancos elétricos com aquecimento (assim como o volante). Em assistentes de condução, piloto automático adaptativo, assistente de faixas, monitor de ponto-cego, detector de tráfego cruzado na traseira e alerta de colisão com frenagem automática inclusive para pedestres.
Um dos maiores diferenciais da Ram 1500 Limited é sua suspensão a ar. No lugar das molas tradicionais, bolsas a ar projetadas para o peso da picape e que pode ter a altura ajustada automaticamente ou com 5 funções controladas pelo painel: Normal (211 mm de altura do solo), Aero (15 mm mais baixa em velocidades mais altas por aerodinâmica, assim como um refletor dianteiro e as grades ativas), Off-Road 1 (241 mm), Off-Road 2 (262 mm) e o Park, onde ela abaixa totalmente para facilitar o embarque e desembarque com 159 mm. Entra também um estribo automático.
Hora de falar sobre tamanho da Ram 1500 Limited. Em comprimento, são 5.916 mm (32 mm a mais que a F-150), 2.085 mm de largura, 1.972 mm de altura e 3.670 mm de entra-eixos (a F-150 tem 3.694 mm). A caçamba tem 1.711 mm de comprimento, 1.295 mm de largura e 543 mm de profundidade, com 1.200 litros de capacidade e mais 107 litros de cada RamBox nas laterais.
Pode levar 528 kg, enquanto a Ford F-150 Platinum carrega 681 kg. Em reboque, são até 3.647 kg com um reboque com freios, que inclusive pode ter essa distribuição regulada pelo painel da picape. Como referência, são 3.515 kg na Ford F-150, também nas mesmas regras e com freio regulável pelo painel. A tampa traseira tem a abertura em duas formas e abertura elétrica com um degrau abaixo do parachoque.
Ram 1500 Limited - R$ 529.990
Ram 1500 Limited Night Edition - R$ 539.990
RECOMENDADO PARA VOCÊ
RAM 1500 com emblemático motor V8 HEMI tem última unidade produzida
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
RAM 1500 RHO: flagra mostra versão de 548 cv da picape já no Brasil
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
RAM 1500 Classic sai de linha e se despede do mercado após 15 anos
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora