Depois de estrear em mercados da América do Norte e da Ásia, o Honda ZR-V 2024 desembarca oficialmente na Europa. Posicionado acima do HR-V e abaixo do CR-V, o modelo cumprirá importante papel estratégia no portfólio da marca na região e terá a missão de enfrentar rivais como Nissan Qashqai, Ford Kuga e Hyundai Tucson.
Entre outros diferenciais, a Honda apostará na oferta única de versões híbridas. O conjunto mecânico ofertado é o mesmo do Civic e:HEV vendido no Brasil e composto pela associado do motor 2.0 a gasolina com dois propulsores elétricos. Conjuntamente, são gerados 184 cv de potência e 32,1 kgfm de torque máximo. O câmbio é sempre automático do tipo CVT, com tração dianteira.
Números específicos de desempenho não foram revelados, mas a Honda garante "aceleração poderosa comparável a de um motor V6 de 3.0 litros". Ao todo, o ZR-V 2024 mede 4.570 milímetros de comprimento e 1.840 mm de largura, sendo capaz de acomodar até 1.291 litros com os bancos traseiro dobrados. A plataforma adotada é a mesma do Civic de nova geração (o apelido de "SUV do Civic" não é à toa).
No Brasil, o lançamento do ZR-V já está confirmado e acontecerá nos próximos meses (tanto é que unidades camufladas já foram flagras em testes). Por aqui, o modelo desembarcará a partir do México e terá a missão de enfrentar rivais como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. Não será oferecido com eletrificação, ao contrário dos mercados internacionais, e apostará em um conjunto mecânico tradicional.
Nesse ponto, tudo indica que será adotado o motor 2.0 aspirado de quatro cilindros, entregando 160 cv de potência e 19,1 kgfm de torque. O câmbio será sempre automático do tipo CVT, com tração apenas dianteira. No portfólio, ficará posicionado acima do HR-V nacional e abaixo do CR-V, que em breve chegará por aqui em nova geração.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Honda inicia vendas dos City 2025; veja preços e equipamentos
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
EP-X: conceito esquecido da Honda fazia 42 km/l já em 1991
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Novo City 2025: Honda separa Sedan e Hatch; veja os preços e o que muda