Apesar da concorrência feroz causada pelo avanço dos SUVs nos últimos anos, o segmento de sedãs parece não estar completamente morto nos Estados Unidos. Prova disso vem de relatório de vendas publicado recentemente com números relacionados ao primeiro trimestre deste ano.
De acordo com a cifras, compiladas pela Automotive News Research & Data Center, o segmento que compreende sedãs, hatchbacks, cupês, conversíveis, carros esportivos e carros de desempenho somou nos primeiros três meses de 2023 nos EUA 3,6 milhões de unidades vendidas, com participação de 21,4%.
Para efeito de comparação, a participação do mesmo grupo em 2021 foi de 19,6%. O avanço foi tímido, mas bastante significativo levando em conta que muitas montadoras abandonaram a categoria e retiraram nomes importantes do mercado. Na prática, foi o primeiro - pequeno - aumento de participação do nicho desde 2002, quando os carros de passeio foram superados em vendas pelas picapes.
As razões para o fenômeno ainda são desconhecias. O mercado estaria passando por novas mudanças nas preferências dos clientes? Ou este primeiro trimestre de 2023 foi apenas uma anomalia comercial que nunca mais se repetirá? É muito difícil dizer no momento, mas os especialistas da indústria acreditam que o mercado pode ter atingido o que eles chamam de ponto de estagnação.
"Parece que estamos nos aproximando de algum tipo de limite natural, onde os SUVs são cerca de 60% do mercado, as picapes, vans e caminhões são cerca de 20%, e os carros de passeio são cerca de 20%. Estamos meio que chegando a esse ponto de estagnação", explica Tyson Jominy, vice-presidente de dados e análises da J.D. Power.
Hyundai Elantra
Entre as marcas presentes no mercado estadunidense, a Hyundai comemora números crescentes nas vendas de sedãs. Os modelos Elantra e Sonata, por exemplo, avançaram 47 e 87%, respectivamente, no primeiro trimestre do ano. A empresa acredita que há milhões de consumidores que ainda são atraídos pelo bom e velho sedã.
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
VW: "décadas de problemas estruturais" levaram à crise atual
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira