Ford Maverick híbrida plug-in não é necessária, diz executivo
"A Maverick Hybrid já é incrivelmente eficiente e acessível", afirma a empresa
A Ford tem conquistado bastante sucesso com a picape Maverick na América do Norte e, de todas as versões do portfólio, a variante Hybrid (que em breve será lançada no Brasil) é justamente a mais procurada. Além de ser a mais barata da gama por lá, é também a mais econômica e classificada com médias de consumo de até 17 km/l.
A configuração usa conjunto híbrido tradicional e combina motor 2.5 Atkinson a gasolina com propulsor elétrico para entregar potência combinada de 194 cv. O powertrain agrada e tem revelado bastante eficiência, mas questionamentos sobre o lançamento de outra versão eletrificada têm surgido com frequência. É o caso de uma inédita Maverick híbrida do tipo plug-in.
A versão teria a vantagem de rodar alguns quilômetros apenas no modo elétrico e, de quebra, entregaria números de consumo ainda mais animadores. Apesar disso, tudo indica que tal configuração não está nos planos futuros da Ford. Em entrevista concedida recentemente, o porta-voz da empresa, Mike Levine, descartou totalmente o modelo.
“Não há necessidade de uma Maverick PHEV [sigla em inglês para Plug-in Hybrid Electric Vehicle],” disse Levine. “O Maverick Hybrid atual já é incrivelmente eficiente e acessível. A EPA estima que o custo total anual de combustível do Maverick Hybrid é de apenas US$ 1.500", completou, fazendo referência à Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.
Apesar da negativa da Ford, fazer a Maverick PHEV não seria difícil. Isso porque o conjunto plug-in já está totalmente pronto na prateleira da marca e é usado pelo Escape PHEV - SUV médio construído na mesma plataforma da Maverick. No entanto, há de se levar em conta os custos envolvidos que impactam no preço final do carro. Enquanto a Maverick Hybrid custa US$ 22.595, o Escape PHEV sai por US$ 40.500.
Maverick híbrida já desembarcou no Brasil
Atualmente, a prioridade da Ford para a Maverick é aumentar o volume de produção para dar conta da demanda nos Estados Unidos. A picape é líder isolada da categoria por lá e acumula longas filas de espera nas concessionárias. No Brasil, a versão Hybrid já começou a desembarcar em solo nacional e será lançada em breve.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Fonte: Ford Authority
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Semana Motor1.com: Novos Equinox e Duster flagrados no Brasil e mais
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Ford Maverick Lobo tem suspensão rebaixada de fábrica e até 'modo proibido'
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Ford Maverick já tem data para ganhar novo visual e versões inéditas
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Ford atrasará atualizações de Maverick e Bronco Sport: entenda