Flagrado recentemente durante testes de rua para medição dos níveis de emissões, o Honda Civic Type R de nova geração acaba de dar as caras no Brasil pronto para chegar ao mercado. Prova disso são as imagens deste flagra, que revelam unidades do esportivo desembarcando no terminal portuário de Vitória (ES) sem qualquer disfarce. As imagens revelam três unidades, nas cores branco, azul e vermelho.
Como acontece desde 1997, o Civic Type R toma como base a variante hatchback. O visual adota traços mais dinâmicos e linhas mais chamativas na comparação com as demais versões. Entre os diferenciais, destaque para para-choque com recortes inéditos, grade redesenhada, traseira com o emblemático aerofólio e rodas com desenho exclusivo.
Sob o capô, o motor 2.0 turbo a gasolina desenvolve 330 cv de potência e 42,8 kgfm de torque (configuração oferecida no Japão). Como manda a tradição do segmento, o câmbio é manual de 6 marchas.
Nesta nova geração, a Honda diz que o turbocompressor foi atualizado com lâminas otimizadas capazes de fornecer pressão extra, maior alcance e ainda mais eficiência. Todos os gases são expelidos por um exaustor mais largo e reto, que conta com válvula ativa para aumento o ronco.
Segundo a marca, o novo Type R é ligeiramente mais longo e largo do que o antecessor. Os ganhos na distância entre-eixos são de 35 milímetros, enquanto a largura foi ampliada em 25 mm. A suspensão ganhou novo ajuste e as rodas de 19" usam pneus Michelin Pilot Sport 4S, ao invés dos compostos da Continental do modelo antigo.
Na cabine, destaque para a combinação de vermelho e preto no acabamento. O sistema de entretenimento roda em tela de 9 polegadas e o sistema de som é assinado pela Bose. Junto com gráficos mais nítidos, melhor resposta e conectividade sem fio Apple CarPlay e Android Auto, o novo sistema oferece telemetria melhorada em tempo real e outros dados de desempenho através do software LogR da Honda, que agora não requer mais um aplicativo de smartphone para funcionar.
O Civic Type R desembarcará por aqui com a promessa de reviver o segmento nacional de hot hatches, tendo como principal o Toyota GR Corolla (também confirmado para este ano, com motor 1.6 turbo de 304 cv). Preços ainda são desconhecidos, mas desde já espere valores bem acima dos R$ 245 mil cobrados pelo Civic e:HEV.
Fonte: Carros Exóticos Brasil
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda Civic Type R fica mais caro e se aproxima de R$ 280 mil nos EUA
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Pulse Abarth, Jetta GLI e Civic Type R: os primeiros estágios dos esportivos
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Honda Civic Type R vs. Toyota GR Corolla: qual vendeu mais em 2023?
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Teste: Honda Civic Type R encontra Civic Si para a passagem do bastão