page ad skin

Flagra: anti-Pulse da Renault roda com carroceria final e chega em 2024

Pelo porte, será mais um rival do Fiat como modelo compacto

Flagra mostra novo SUV dia Renault rodando com carroceria definitiva

A Renault já confirmou que sua estratégia para o mercado brasileiro focará mais em SUVs e modelos com maior rentabilidade do que em carros de baixo custo e alto volume. E, para isso, a empresa deve apresentar um novo SUV até 2024 que já vinha sido testado desde o ano passado usando a carroceria do Dacia Stepway europeu de nova geração que não é vendido aqui.

Mas o mistério está começando a se revelar. O perfil Gessner Motors divulgou nas redes sociais um vídeo e algumas imagens deste novo SUV da Renault para 2024, que pode adotar nomes como Stepway, Clio ou um outro totalmente inédito. A novidade agora é que o protótipo flagrado em testes já estava utilizando a sua carroceria pela primeira vez, indicando que o projeto continua avançando.

Flagra mostra novo SUV da Renault rodando em carroceria definitiva

Dessa forma, estamos olhando pela primeira vez o que deve ser este novo utilitário esportivo da Renault, esperado para 2024. A julgar pelas imagens, a novidade terá um porte similar ao do Fiat Pulse e um pouco maior que do atual Stepway, último representante da família por aqui aqui desde que o Sandero foi descontinuado. Ou seja, será um SUV compacto de entrada.

As imagens da dianteira não estão muito boas, mas é possível ver um conjunto de faróis divididos e altos, com luzes de neblina das pontas do parachoque. O centro da grade está bem coberto, mas já dá pra ver que ao menos o emblema da Renault será bem grande e invadirá o capô, seguindo a linha que a marca vem utilizando na Europa também.

Flagra mostra novo SUV dia Renault rodando com carroceria definitiva

O perfil lateral deixa escapar os apliques plásticos que se estendem desde a caixa de roda dianteira até a traseira, interligadas pela peça abaixo das portas. Há disfarces na linha de cintura abaixo das janelas, indicando que o carro terá alguma linha mais marcante nesta área, já que o restante da lateral aparenta ser bem simples.

A traseira é onde temos uma boa visão da carroceria definitiva. Começando pelo aerofólio traseiro marcando a linha de teto, enquanto a janela posterior tem um limpador minúsculo. As lanternas estão em formato de C e são vazadas, o que pode ser percebido pelo relevo a partir do centro das peças. Elas invadem ainda o tampão do porta-malas, que terá mais um linha marcada abaixo do emblema da marca. A placa fica instalada no parachoque.

 

O que mais sabemos sobre o SUV da Renault?

A Renault já confirmou que produzirá um novo SUV com base na plataforma CMF-B em sua fábrica em São José dos Pinhais (PR). Esse novo carro já circula em testes e a unidade acima é a primeira que vimos rodando em formato definitivo. O mais curioso é que a Renault estaria até pensando em batizar seu novo SUV de entrada como Clio, ideia que a marca já tinha para o sucessor do Sandero, se não tivesse desistido da nova geração do hatchback.

Posicionado abaixo do Duster, o novo SUV “anti-Pulse” da Renault deverá fazer sua estreia em 2023, ou mesmo talvez em 2024 por conta da falta de componentes que afeta a indústria global. O que se sabe é que, quando o novo pequeno SUV chegar, ele vai aposentar o Stepway vendido atualmente.

Galeria: Novo SUV compacto da Renault - Projeção

Quanto à motorização, o protótipo também testa um novo motor 1.0 turbo. Chamado no exterior de TCe 90, é uma derivação do 1.0 SCe que já temos produção no Brasil, aspirado. Se seguir o que está no Stepway europeu, não terá injeção direta, mas com variador de fase em comandos de admissão e escape, turbo de baixa inércia, bomba de óleo variável, revestimento em pistões e camisas e outros itens modernos para eficiência energética. 

Na Europa, o TCe 90 tem 91 cv e 16,3 kgfm, com gasolina. Esses números serão melhorados para o futuro SUV da Renault, principalmente com o uso de etanol. Como referência, o 1.0 turbo da Chevrolet, também sem injeção direta, possui 116 cv e 16,3/16,8 kgfm de torque, algo que podemos esperar para este novo motor Renault. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com