Porsche lança Novo Cayenne 2024 com painel do Taycan e motores mais fortes
Renovado e com mais equipamentos, SUV já pode ser encomendado no Brasil a partir de R$ 810 mil
Após extensa campanha de divulgação com teasers e fotos do interior, a Porsche finalmente oficializa a estreia dos renovados Cayenne 2024 e Cayenne Coupé 2024. Os modelos chegam ao mercado profundamente renovados e ainda mais tecnológicos. Embora seja na prática uma reestilização, a própria marca fala em "uma das atualizações de produtos mais extensas da história da Porsche". A marca já iniciou a pré-venda no Brasil, com preços a partir de R$ 810.000 e entregas previstas ainda para este ano.
Segundo a empresa, o trabalho investido no facelift foi comparável aos esforços de P&D necessários para um veículo de nova geração. Protótipos foram testados em quatro continentes diferentes, sob as mais variadas condições climáticas, e rodaram ao todo cerca de 4 milhões de quilômetros. As novidades incluem mudanças no visual, atualizações no pacote tecnológico e aprimoramentos importantes na mecânica.
Galeria: Porsche Cayenne 2024
Por fora, a dianteira foi redesenhada com faróis mais estreitos, novo arranjo interno de iluminação e para-choque ligeiramente modificado. Os faróis são em LED Matrix de série em todas as versões, mas opcionalmente é possível equipar o SUV com LEDs Matrix HD. Segundo a Porsche, contam com mais de 32.000 pixels (em dois módulos) e cada pixel pode ser controlado individualmente. A iluminação é tão poderosa que alcança 600 metros de distância.
A traseira também passou por mudanças, incluindo lanternas reformuladas e tampa do porta-malas redesenhada. Além disso, a placa foi reposicionada no Cayenne convencional e desceu para o para-choque como no Cayenne Coupé. As rodas também são novas, sendo de 20 polegadas de série. Já as opcionais podem ser de até 22". Existem três novas cores no catálogo: Algarve Blue Metallic, Montego Blue Metallic e Arctic Grey.
Na cabine, a Porsche concentrou as maiores mudanças da reestilização. O painel foi inteiramente redesenhado e agora conta com diversos elementos inspirados no elétrico Taycan. O seletor do câmbio, por exemplo, subiu e agora está posicionado à direita do volante. Com a mudança, o console central ganhou mais espaço, comandos revistos, novo porta-copos e carregamento de celular por indução refrigerado.
Ainda no painel, destaque para o conjunto triplo de telas digitais. São elas: 12,6 polegadas para quadro de instrumentos, 12,3 polegadas para sistema de entretenimento e 10,9 polegadas para o passageiro. Pela primeira vez, o carona pode conferir dados de desempenho, acessar a operação do sistema de entretenimento e visualizar conteúdos exclusivos, com filmes (por segurança, uma película especial impede que o motorista possa ver essa tela).
Na mecânica, a Porsche aproveitou a reestilização para atualizar praticamente toda a linha de motores. Na Europa, o propulsor 3.0 V6 turbo usado no Cayenne de entrada agora entrega 358 cv de potência e 50,9 kgfm de torque - ganho de 13 cv. Na versão S, o motor 2.9 V6 biturbo foi trocado pelo V8 4.0 biturbo, entregando 480 cv e 61,1 kgfm de torque. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a100 km/h em 4,7 segundos, com máxima de 273 km/h.
No Cayenne E-Hybrid, o motor elétrico que trabalha em conjunto com o V6 a gasolina agora produz 178 cv, contra 138 cv de até então. Agora, a potência conjunta é de 477 cv. Além disso, a capacidade da bateria foi ampliada de 17,9 para 25,9 kWh. A Porsche promete até 90 quilômetros de autonomia de acordo com o padrão WLTP. Apesar da bateria maior, o tempo de carregamento foi reduzido para 2,5 horas.
No Cayenne Coupé Turbo GT, o motor 4.0 V8 biturbo agora supera os 650 cv. Nesta versão há, exclusivamente, recursos como rodas traseiras esterçantes, suspensão pneumática, freios de cerâmica e tubos de escape de titânio.
Assim como na Europa e nos Estados Unidos, os brasileiros que estiverem interessados no novo Porsche Cayenne 2024 já podem fazer uma reserva. A versão S será vendida por R$ 810.000 com carroceria SUV, enquanto o Cayenne S Coupé custa R$ 840.000. Fechando a linha está a versão Turbo GT por R$ 1.385.100. A Porsche promete iniciar as entregas ainda em 2023.
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