Depois de um Ford Bronco Sport e um Toyota Corolla Cross, a Polícia Militar do estado de São Paulo parece ter pego gosto pelos carrões para serem utilizados como viatura nas forças paulistas. A página Viaturas PMESP publicou mais um novo entrante à frota de viaturas à disposição dos policiais do estado e a novidade pode economizar uma quantia grande de dinheiro.
Dessa vez, trata-se de um Jeep Commander, que já exibia as cores da Polícia Militar Rodoviária de São Paulo. Pela imagem e pelas rodas, pode-se afirmar que é uma versão Limited do SUV, mas não é possível dizer se é a configuração dotada de propulsor a turbodiesel e tração integral, o T350, ou se estamos olhando para o modelo turbo flex com tração dianteira, chamada de T270.
Se for um Jeep Commander Limited T270 flex, estamos falando de um carro que tem preço tabelado em R$ 246.790. Já o Jeep Commander Limited T350 diesel 4x4 não sai por menos de R$ 294.590. Na hora de comprar viaturas, o estado de São Paulo tem predileção por modelos como Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4, podendo ser flex ou diesel dependendo da aplicação.
Também vale dizer que os dois SUVs acima estão com projetos defasados e pode ser a intenção do executivo estadual testar o Commander como um possível substituto mais moderno, aos menos para a aplicação junto à Polícia Rodoviária estadual. Hoje, um Chevrolet Trailblazer não sai por menos de R$ 385.340 sem com motor a diesel e tração 4x4. Já o Toyota SW4 não sai por menos de R$ 374.690 em configuração similar.
À esq.: Toyota SW4. À dir.: Chevrolet Trailblazer
Então, apesar do preço elevado do Jeep Commander, o estado de São Paulo estaria em tese economizando dinheiro com esta substituição. Comparando o preço do Commander flex mais barato com o do SW4 mais em conta, a economia aos cofres estaduais pode chegar a R$ 127.900. Já na comparação com o Commander diesel, a diferença é de R$ 80.100.
A viatura exibida na foto mostra o Commander já com algumas adaptações para o trabalho. A principal é que o SUV da Jeep já está com os grafismos atualizados da Polícia Militar Rodoviária do estado de São Paulo, ainda que os números de registro sejam fictícios. O carro também já estava equipado com parachoques de impulsão na dianteira e na traseira. No entanto, ainda não há uma sirene aparente no teto.
Debaixo do capô, as versões flex T270 do Jeep Commander usam com o conhecido motor 1.3 turbo, que entrega até 185 cv a 5.750 rpm e 27,5 kgfm de torque a 1.750 rpm, sempre com transmissão automática de 6 marchas. Os modelos diesel têm o 2.0 turbodiesel de 170 cv a 3.750 rpm e 38,7 kgfm de torque a 1.750 rpm, neste caso com câmbio automático de 9 velocidades e tração integral automaticamente variável.
Em todo caso, o Jeep Commander Limited tratará bem os policiais. Ele já traz itens de série como chave presencial, controle de estabilidade, ar-condicionado automático de duas zonas, banco elétrico para o motorista, acabamento de couro para os bancos, faróis de LED, controle de cruzeiro adaptativo, retrovisor interno eletrocrômica, rodas de 18 polegadas, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sete airbags e volante de couro com regulagem de altura e profundidade, entre outros.
Fonte: Viaturas PMESP
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jeep Commander muda na Índia após vendas fracas e rejeição do mercado
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Avaliação Jeep Commander Overland 1.3T: quando um Jeep deixa de ser um jipe?
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Promoção Jeep: Renegade, Compass e Commander até R$ 15,7 mil mais baratos
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Jeep Commander alcança 50.000 unidades vendidas no Brasil em dois anos