Após três meses consecutivos “no vermelho”, a China reagiu em fevereiro. Segundo a CAAM, associação de fabricantes do maior mercado mundial, no mês passado foram comercializados quase 2 milhões de veículos novos, número 13,8% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. O desempenho ruim em janeiro, no entanto, deixa o acumulado do 1º bimestre (3,625 milhões) negativo em mais de 15%.
A grande responsável pelo avanço nos números gerais foi a BYD: com 169.157 unidades, quase 90% a mais do que no ano passado, a marca chegou ao topo apenas pela 4ª vez em sua história – as demais, segundo o Best Selling Cars Blog, foram em abril, outubro e novembro do ano passado – e já abre mais de 22 mil unidades de vantagem sobre a vice Volkswagen (132.160) no acumulado dos dois primeiros meses.
A Toyota, com 116.895 unidades, completou o pódio. Dentre as dez primeiras colocadas, a Honda (73.456) registrou a maior retração no período (-36,7%), situação oposta à da local GAC (54.085), que cresceu mais de 65%. Preferida por 49.412 consumidores, alta de 16,5% frente a 2022, a Mercedes-Benz foi a única marca premium no top 10.
POS. |
MARCA |
FEV.23 |
% PART. 2023 |
FEV.22 |
% PART. 2022 |
VAR. 2023/2022 |
1º |
BYD |
169.157 |
8,6% |
90.268 |
5,2% |
87,4% |
2º |
VW |
132.160 |
6,7% |
156.714 |
9,0% |
-15,7% |
3º |
TOYOTA |
116.895 |
5,9% |
125.628 |
7,2% |
-7,0% |
4º |
CHANGAN |
73.991 |
3,7% |
55.030 |
3,2% |
34,5% |
5º |
HONDA |
73.456 |
3,7% |
116.113 |
6,7% |
-36,7% |
6º |
GEELY |
67.175 |
3,4% |
58.209 |
3,4% |
15,4% |
7º |
WULING |
56.087 |
2,8% |
37.958 |
2,2% |
47,8% |
8º |
GAC |
54.085 |
2,7% |
32.709 |
1,9% |
65,4% |
9º |
MERCEDES-BENZ |
49.412 |
2,5% |
42.421 |
2,4% |
16,5% |
10º |
NISSAN |
48.691 |
2,5% |
75.390 |
4,3% |
-35,4% |
11º |
BMW |
44.342 |
2,2% |
43.558 |
2,5% |
1,8% |
12º |
AUDI |
39.363 |
2,0% |
43.319 |
2,5% |
-9,1% |
13º |
TESLA |
33.923 |
1,7% |
56.515 |
3,3% |
-40,0% |
14º |
BUICK |
33.007 |
1,7% |
42.048 |
2,4% |
-21,5% |
15º |
HAVAL |
28.447 |
1,4% |
41.994 |
2,4% |
-32,3% |
16º |
HONGQI* |
26.464 |
1,3% |
- |
- |
- |
17º |
CHERY |
22.551 |
1,1% |
47.592 |
2,7% |
-52,6% |
18º |
LI* |
16.620 |
0,8% |
- |
- |
- |
19º |
HYUNDAI* |
16.518 |
0,8% |
- |
- |
- |
20º |
ROEWE |
15.000 |
0,8% |
27.009 |
1,6% |
-44,5% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
1.976.000 |
100,0% |
1.737.000 |
100,0% |
13,8% |
|
ACUMULADO |
3.625.000 |
100,0% |
4.268.000 |
100,0% |
-15,1% |
No ranking de modelos, o BYD Song Plus (37.153) foi o preferido dos chineses pelo 5º mês consecutivo e nº 1 entre os SUVs / crossovers pela 8ª vez. Ausente do pódio em janeiro, o elétrico Wuling Hongguang EV (30.267) foi o 2º colocado. Com 27.434 unidades, o BYD Qin Plus conquistou um inédito 3º lugar. O Nissan Sylphy (26.102), versão local do Sentra que acaba de chegar ao Brasil, perdeu quase ¼ dos compradores do ano passado.
O top 5 foi completado pelo Tesla Model Y (25.526), outro a perder fôlego nos últimos doze meses. Com a 6ª posição do Dolphin (22.682) e a 8ª posição do Yuan Plus (20.279) – modelo já à venda no Brasil -, a BYD emplacou quatro dos oito modelos mais vendidos. Com 21.269 unidades e ocupando a 7ª posição, o Lavida foi o melhor VW na lista.
De acordo com o Best Selling Cars Blog, esta é a pior posição já ocupada por um modelo da marca alemã. Com recorde de vendas, o GAC Aion S (16.827) entrou no top 10 pela 1ª vez. Fechando o pelotão de cima, o Haval H6 - outro modelo que está chegando ao mercado brasileiro – emplacou 16.489 unidades. Fora do top 20, o Toyota Corolla (12.899) perdeu mais de 40% de seus compradores de 2022.
POS. |
MODELO |
FEV.23 |
% PART. 2023 |
FEV.22 |
% PART. 2022 |
VAR. 2023/2022 |
1º |
BYD SONG PLUS |
37.153 |
1,9% |
24.534 |
1,4% |
51,4% |
2º |
WULING HONGGUANG MINI EV |
30.267 |
1,5% |
22.110 |
1,3% |
36,9% |
3º |
BYD QIN PLUS |
27.434 |
1,4% |
22.508 |
1,3% |
21,9% |
4º |
NISSAN SYLPHY |
26.102 |
1,3% |
34.705 |
2,0% |
-24,8% |
5º |
TESLA MODEL Y |
25.526 |
1,3% |
32.403 |
1,9% |
-21,2% |
6º |
BYD DOLPHIN |
22.682 |
1,1% |
8.565 |
0,5% |
164,8% |
7º |
VW LAVIDA |
21.269 |
1,1% |
32.037 |
1,8% |
-33,6% |
8º |
BYD YUAN PLUS* |
20.279 |
1,0% |
- |
- |
- |
9º |
GAC AION S* |
16.827 |
0,9% |
- |
- |
- |
10º |
HAVAL H6 |
16.489 |
0,8% |
19.620 |
1,1% |
-16,0% |
11º |
VW SAGITAR |
14.526 |
0,7% |
12.610 |
0,7% |
15,2% |
12º |
BYD SONG PRO* |
14.439 |
0,7% |
- |
- |
- |
13º |
TOYOTA CAMRY |
14.401 |
0,7% |
13.670 |
0,8% |
5,3% |
14º |
HONDA CR-V |
14.052 |
0,7% |
25.734 |
1,5% |
-45,4% |
15º |
CHANGAN CS75 |
13.410 |
0,7% |
13.615 |
0,8% |
-1,5% |
16º |
HONDA ACCORD |
13.218 |
0,7% |
16.588 |
1,0% |
-20,3% |
17º |
TOYOTA LEVIN |
13.200 |
0,7% |
10.286 |
0,6% |
28,3% |
18º |
CHANGAN CS55 |
13.086 |
0,7% |
5.183 |
0,3% |
152,5% |
19º |
GAC AION Y* |
12.996 |
0,7% |
- |
- |
- |
20º |
WULING HONGGUANG S* |
12.933 |
0,7% |
- |
- |
- |
21º |
TOYOTA COROLLA |
12.899 |
0,7% |
22.984 |
1,3% |
-43,9% |
22º |
GEELY EMGRAND |
12.347 |
0,6% |
12.934 |
0,7% |
-4,5% |
23º |
BYD HAN |
12.265 |
0,6% |
9.290 |
0,5% |
32,0% |
24º |
AUDI A6 L |
12.167 |
0,6% |
10.170 |
0,6% |
19,6% |
25º |
MERCEDES CLASSE E L |
12.153 |
0,6% |
11.102 |
0,6% |
9,5% |
26º |
BYD TANG |
12.029 |
0,6% |
10.426 |
0,6% |
15,4% |
27º |
MERCEDES CLASSE C L |
11.869 |
0,6% |
8.058 |
0,5% |
47,3% |
28º |
GEELY BOYUE |
11.637 |
0,6% |
10.780 |
0,6% |
7,9% |
29º |
VW MAGOTAN |
11.526 |
0,6% |
12.523 |
0,7% |
-8,0% |
30º |
HONGQI HS5* |
11.320 |
0,6% |
- |
- |
- |
31º |
HONDA CIVIC |
10.536 |
0,5% |
9.776 |
0,6% |
7,8% |
32º |
VW PASSAT |
10.508 |
0,5% |
13.472 |
0,8% |
-22,0% |
33º |
VW BORA |
10.453 |
0,5% |
15.300 |
0,9% |
-31,7% |
34º |
GEELY XINGRUI |
10.095 |
0,5% |
6.001 |
0,3% |
68,2% |
35º |
NISSAN QASHQAI |
9.704 |
0,5% |
15.615 |
0,9% |
-37,9% |
36º |
GEELY XINGYUE L* |
9.611 |
0,5% |
- |
- |
- |
37º |
BMW SÉRIE 5 L |
9.609 |
0,5% |
11.804 |
0,7% |
-18,6% |
38º |
TOYOTA WILDLANDER |
9.383 |
0,5% |
6.101 |
0,4% |
53,8% |
39º |
CHANGAN LUMIN* |
9.105 |
0,5% |
- |
- |
- |
40º |
BMW SÉRIE 3 L |
8.868 |
0,4% |
12.271 |
0,7% |
-27,7% |
41º |
MERCEDES GLC |
8.808 |
0,4% |
11.944 |
0,7% |
-26,3% |
42º |
CHANGAN EADO |
8.732 |
0,4% |
10.186 |
0,6% |
-14,3% |
43º |
TOYOTA FRONT LANDER* |
8.613 |
0,4% |
- |
- |
- |
44º |
BMW X3 |
8.458 |
0,4% |
7.786 |
0,4% |
8,6% |
45º |
CHANGAN UNI-V* |
8.445 |
0,4% |
- |
- |
- |
46º |
BUICK VERANO* |
8.443 |
0,4% |
- |
- |
- |
47º |
TESLA MODEL 3 |
8.397 |
0,4% |
24.112 |
1,4% |
-65,2% |
48º |
LI L8* |
8.192 |
0,4% |
- |
- |
- |
49º |
TOYOTA RAV4 |
8.156 |
0,4% |
15.029 |
0,9% |
-45,7% |
50º |
HONGQI H5* |
8.101 |
0,4% |
- |
- |
- |
Observação: Números de fevereiro/22 indisponíveis para as marcas e modelos em destaque (*).
Fontes: Marklines / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta