Recentemente você deve ter visto aqui no Motor1.com Brasil um Ford Bronco trajado como viatura da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), que está em testes no litoral norte paulista. E pelo jeito a PM paulista vai expandir os modelos usados, já que foi apresentado um Toyota Corolla Cross para a corporação, que além de ser um novo carro para a frota, também estreia uma nova ideia de grafismo da PMESP.
As imagens que você confere aqui foram publicadas pela página Viaturas PMESP e mostram o Corolla Cross totalmente transformado em viatura. Até o momento não informações oficiais acerca dessa unidade, mas segundo a página a nova proposta de viatura foi apresentada na última quarta-feira (22) ao Comando Geral da PM. A julgar pelo desenho das rodas de liga-leve pintadas em grafite e pelos faróis sem projetores, estamos diante de um Corolla Cross XR, a versão de entrada do SUV médio.
Visualmente chama a atenção a dianteira com grade de impulsão, que traz sirenes e uma nova configuração de luzes de LED nas cores vermelha e azul – mesmas cores dos LEDs presentes na barra sinalizadora no teto agora em cristal (a barra das viaturas usadas hoje é vermelha). Além disso, a carroceria traz uma proposta nova de grafismo, que segundo a página Viaturas PMESP traz o grafismo vermelho do tipo refletivo. A carroceria traz ainda a cor branca e cinza sólido num aceno direto às viaturas policiais da década de 1990, ou mesmo aos modelos do BAEP, Choque ou ROTA.
Fica a dúvida se o grafismo será o novo padrão definitivo da PM de São Paulo ou se apenas é uma proposta de estudo. Isso porque em 2019, à época do Governo Dória, as viaturas tinham adotado um novo padrão de desenho quadriculado sob pretexto de menores gastos com grafismos. A mudança acabou substituindo o famoso padrão em vermelho, preto e cinza com o desenho do mapa do Estado de São Paulo que perdurou por muitos anos.
Por enquanto temos fotos só da parte externa do Corola Cross da PM paulista, mas certamente a viatura deve contar com os habituais itens padrão, como a divisória do porta-malas para isolar os presos, rádio PX e comandos das luzes e sirene. Todo o projeto foi feito pela empresa Actatec Brasil.
Caso seja mesmo baseado na versão XR do Corolla Cross, a viatura vem equipada com o motor quatro cilindros 2.0 aspirado flex, que entrega até 177 cv de potência a 6.600 rpm e 21,4 kgfm de torque a 4.400 rpm, sempre equipado com câmbio automático CVT que simula 10 marchas. Não seria má ideia se a PM de São Paulo optasse pela versão GR-Sport, que se diferencia pela suspensão com novo braço estrutural ligado ao chassi para aumentar a rigidez, além da direção elétrica reajustada.
Apesar de ser uma versão de base, o Corolla Cross XR já traz ar-condicionado automático, faróis com acendimento automático, volante revestido de couro, 7 airbags, câmera de ré, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, multimídia de 8" com Apple CarPlay e Android Auto, rodas aro 17" e Toyota Safety Sense (alerta de colisão frontal, frenagem autônoma, alerta de troca de faixa, monitor de ponto cego e piloto autompatico adaptativo). É possível que a versão viatura deixe de ter alguns itens afim de redução de custos em processo licitatório.
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