A Honda anunciou que chegou ao marco 500 mil scooters produzidas na fábrica de Manaus (AM). O segmento é o que mais cresce em emplacamentos no país. No último ano, foram cerca de 70 mil unidades comercializadas pela Honda e 120 mil em todo segmento.
De acordo com a Honda, a crescente demanda por mobilidade nas grandes cidades é um dos fatores que explica a procura cada vez maior pelas scooters como solução de transporte urbano. Sempre dotadas de câmbio automático e com espaço para levar pequenos pertences, elas conseguem ser fáceis de guiar e práticas, além de mais ágeis que um carro ou transporte público.
Honda Spacy 125
Além disso, as scooters têm atraído novos perfis de clientes para o setor de motocicletas, principalmente os que buscam uma locomoção mais ágil para o dia a dia. Marcelo Langrafe, Diretor Comercial da Moto Honda e CRM da Honda South America afirma que: “as scooters estão redefinindo a mobilidade urbana brasileira, com novos usuários e usuárias ganhando destaque sobre duas rodas nas ruas do país. O veículo ocupa menos espaço, é amistoso, versátil e econômico, um exemplo de mobilidade do futuro no presente”.
A história da Honda com as scooters no Brasil começou ainda em 1994, com o modelo CH 125 Spacy, que tinha um design futurista, transmissão automática e farol fixo na carenagem. Com um motor 4 tempos e 124 cm³, chegava a rodar 30 km com um litro de gasolina. Em 2009, a Honda introduziu ao mercado a Lead 110, modelo com transmissão automática CVT, refrigeração a líquido, injeção eletrônica, freios CBS e ainda tinha compartimento sob o banco para até dois capacetes abertos e porta-objetos no interior do escudo frontal.
Honda Lead 110
Em 2013, a PCX foi a grande novidade ao trazer, além de motor com injeção eletrônica, o sistema "start-stop", até então inédito para motocicletas. Em 2016, a SH 300i foi lançada e, no ano seguinte, a versão de entrada, a SH 150i. Hoje, a marca conta com um catálogo que começa nas Elite 125, lançada em 2018, e PCX de nova geração, agora com motor 160 cc, que é a scooter mais vendida do Brasil. Há ainda a ADV, para quem busca uma proposta mais aventureira.
Mas também existem scooters maiores, para quem também quer encarar um estrada. Uma delas é a Forza 350 para o segmento de média cilindrada e que foi apresentada no ano passado. Já a X-ADV, com motor 750 e câmbio automático de dupla embreagem, é topo de gama entre as scooters da marca no Brasil.
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