O início do mês de março marcou o retorno da cobrança de impostos como PIS e Cofins para alguns combustíveis. Gasolina e etanol começaram o mês mais caros, apesar de a alíquota aplicada ao combustível fóssil ter sido muito maior que ao vegetal. O diesel ainda permanecerá isento das tarifas até o final de 2023.
Mas o GNV? Quem tem carros equipados com o "kit gás" ficou de fora do retorno destes impostos e, ao menos no estado de São Paulo, receberam ainda mais um alívio. Em 9 de março, o executivo paulista publicou em seu diário oficial uma atualização das tarifas relacionadas à distribuição de GNV em postos de combustível.
A deliberação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) nº 1.389/23 efetivamente reduziu o valor a ser pago pelos postos pelo uso da rede de distribuição. A Comgás, uma das maiores distribuidoras do combustível no Brasi e também a maior interessada nesta ação, confirmou que a redução nos preços cobrados pelo GNV podem chegar a 14,25%. Considerando que o GNV tem um rendimento superior ao do etanol e tem preço menor que a gasolina, a economia na hora de abastecer com gás poderia chegar a 50%.
No entanto, antes de se animar, também é preciso lembrar que a instalação do kit gás no veículo gera vários reveses. Primeiramente, nenhum motor oferecido no Brasil foi pensado para rodar exclusivamente com o GNV, então há perda de rendimento e também maior desgaste de componentes. No passado recente, Fiat com o Grand Siena e a Toyota com Etios Sedan chegaram a oferecer tais carros adaptados para receber o sistema. Nenhum dos dois está mais em linha atualmente.
Também é preciso lembrar que a acomodação de um ou mais cilindros de GNV no carro inevitavelmente irá ocupar espaço do bagageiro ou do estepe. Quanto maior capacidade do cilindro, mais espaço ocupa. Além disso, a instalação requer a alteração no documento do carro para regularizar o uso de GNV e o carro precisará passar por uma inspeção anual do sistema, o que gera custo.
Falando em custo, instalar o kit gás no carro é algo caro e que pode passar de R$ 5 mil dependendo do sistema escolhido e do veículo. Então por mais que o combustível em si possa ser mais barato, o investimento para a instalação, caso o carro já não tenha o kit, só valerá a pena para quem roda muito. Quanto mais se rodar, menos tempo leva-se para ter retorno do investimento.
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