A virada da Porsche para eletrificação total resultará na renovação de modelos já conhecidos, mas também no lançamento de veículos inéditos. O calendário de novidades da marca guarda várias surpresas e, entre elas, destaque para inédito SUV elétrico posicionado no topo da gama. O modelo até então era tratado como especulação, mas acaba de ser confirmado pela própria empresa através de teaser.
A imagem revela o utilitário esportivo ainda coberto e cercado de mistérios. De todo modo, já se sabe que o projeto atende internamente pelo codinome K1 e está sendo tocado pela empresa desde 2020, dada a importância que terá quando chegar ao mercado. O lançamento é aguardado para 2027, com posicionamento de topo no portfólio da Porsche.
Não por acaso, segundo estimativas, será aproximadamente três vezes mais caro que o Cayenne atual. Além disso, será o maior veículo já produzido em série pela marca, com comprimento facilmente superior aos 5 metros.
Não deixará de lado a pegada esportiva da marca, mas deverá apostar em atributos mais familiares para atrair compradores com esse perfil. Nesse sentido, terá três fileiras de assentos e capacidade para acomodar pelo menos 7 passageiros.
O design será um misto de crossover com sedã - o que de certa forma gera questionamentos quanto à proposta familiar e de bancos extras na parte traseira. De todo modo, é certo que as linhas serão influenciadas pela mais recente identidade visual da Porsche.
O interior deve abusar de requinte e refinamento para todos os passageiros, além de oferecer recursos tecnológicos de última geração para assistir ao motorista. A própria Porsche já fala em "experiência completamente nova" na cabine.
A plataforma adotada será do tipo PPE (Premium Platform Electric), desenvolvida em parceria com a Audi. Rumores indicam que terá sistema elétrico de 920V e bateria com capacidade superior a 100 kWh. A autonomia será de 700 quilômetros no ciclo WLTP. Entre outras tecnologias, terá resfriamento a óleo para os motores elétricos e rodas traseiras esterçantes até 5 graus.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche Panamera: como é a nova suspensão ativa na prática
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Porsche bateu recorde em 2023, mas já não cresce como antes; por quê?
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Jipe projetado pela Porsche na Guerra Fria renasce em Itu após 70 anos
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Carro da Xiaomi acaba de destruir um recorde da Porsche