Depois de muitas especulações, a Porsche confirmou oficialmente o novo Cayenne Electric, ou seja, o maior SUV da marca alemã vai finalmente ganhar uma versão 100% elétrica. No entanto, isso vai acontecer somente quando a quarta geração do utilitário estrear, cuja data ainda não foi revelada.
A confirmação do novo Porsche Cayenne elétrico veio por do evento Annual press Conference 2023, onde o presidente da Porsche, Oliver Blume, fez o anúncio oficial. Como já dissemos, o executivo se referiu ao Cayenne EV como um SUV de quarta geração, o que na prática quer dizer que a versão movida a baterias do utilitário alemão não terá como base o Cayenne atual, que vai receber uma leve reestilização em breve, algo que está programado para. Assim, o SUV 100% elétrico deve começar a ser vendido somente depois de outros carros elétricos da casa, como o Macan EV, previsto para 2024, e também o elétrico 718, este com lançamento para 2025.
Outra confirmação um tanto importante da marca de Sttutgart é um inédito SUV posicionado acima do Cayenne, conhecido por enquanto pelo codinome K1 e que também será 100% elétrico. Será um utilitário de 7 lugares que certamente vai rivalizar direto com modelos como o BMW iX xDrive50. O desenvolvimento do inédito modelo terá como base a plataforma SSP Sport desenvolvida pela Porsche. De acordo o CEO da marca, o SUV elétrico de maiores dimensões chegará como uma resposta a mercados cada vez mais rentáveis, como China e Estados Unidos.
Segundo a fabricante alemã, o novo modelo que será incorporado ao portfólio está sendo "projetado para oferecer um forte desempenho e funções de direção automatizada com o típico flyline da Porsche, juntamente com uma experiência completamente nova dentro do veículo".
Com o novo Cayenne elétrico confirmado oficialmente, além do Taycan e os próximos Macan e 718 elétricos, a Porsche almeja que mais de 80% de suas vendas anuais sejam representadas por veículos elétricos até 2030 (daqui a 7 anos). Vale lembrar que, ao menos para esta década, um 911 100% elétrico ainda não está nos planos, mas uma versão com motor híbrido foi confirmada para estrear antes de 2030. Será uma alternativa da Porsche eletrificar seu principal esportivo para continuar atendendo os cada vez mais rigorosos padrões de emissões da Europa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche Cayenne: nova geração elétrica não matará modelo a combustão
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Porsche Cayenne GTS entra em pré-venda no Brasil por R$ 930.000
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Porsche apresenta o novo Cayenne GTS com 40 cv a mais de potência
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Teste Porsche Cayenne S: como melhorar o best-seller da empresa?