Em apresentação realizada recentemente para investidores, a Mitsubishi divulgou detalhes de seus planos para os próximos anos e confirmou que lançará nada menos que 16 novos veículos até 2028. Desse total, pelo menos 9 modelos serão total ou parcialmente eletrificados (ou seja, serão híbridos, plug-in ou puramente elétricos). A lista inclui picapes, SUVs, minivans, compactos e até kei cars.
Dos 16 modelos anunciados, 14 ainda são inéditos e serão revelados no decorrer dos próximos 5 anos. Os outros dois compõem o calendário, mas já são conhecidos: o crossover ASX para a Europa (clone do Renault Captur) e kei car Delica Mini (oferecido exclusivamente no Japão). Os próximos lançamentos, programados ainda para este ano, são a nova geração da picape L200 Triton e a versão de produção do XFC Concept (SUV rival do Hyundai Creta).
Em 2025, chegará ao mercado novo SUV identificado como PPV (sigla para Pickup-based Passenger Vehicle). Será construído com carroceria sobre chassi, terá motores tradicionais e espaço interno com três fileiras de bancos. Na prática, será a nova geração do Pajero Sport. Para a mesma época estão previstos SUV ligeiramente menor (também com três fileiras) e inédita MPV.
Antes, em 2024, será lançada a nova geração do compacto Colt. Nome tradicional no portfólio da Mitsubishi, o modelo seguirá a mesma receita do ASX e tomará como base a plataforma de um modelo de origem Renault - no caso, o Clio. No mesmo período será revelada versão híbrida da minivan Xpander, vendida principalmente na Ásia.
Já entre as novidades sem datas específicas de lançamento (o prazo limite é 2028) estão inédita picape e SUV puramente elétricos, modelos híbridos e veículos desenvolvidos em parceria com Nissan e Renault.
Os mercados prioritários para a Mitsubishi continuam sendo Sudeste Asiático e Oceania. Na sequência, são listados países da África, Oriente Médio e América do Sul (incluindo Brasil). Já a América do Norte (incluindo o México), Europa, China e Japão são listados apenas em terceira posição no critério de prioridades da marca. Nestes mercados, a empresa manterá sua presença sem expectativa de ampla expansão.
Já Rússia, Índia, Coreia do Sul e Papua Nova Guiné continuam sendo zonas cinzentas para a Mitsubishi, ou seja, regiões onde a montadora não tem interesses claros.
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