Depois de um tempo sumida no Brasil, a Caoa e a Hyundai celebram 24 anos de parceria. A boa notícia é que ambas anunciam uma renovação desta união afim de expandir o atendimento nas concessionárias do país, além de confirmar lançamentos, com destaque para o Kona em versão híbrida e 100% elétrica que chega ainda este ano, além do Ioniq híbrido, Tucson com facelift e o caminhão leve HR com tração 4x4. A 4ª geração do Tucson, o SUV grande Palisade e o Ioniq 5 também vêm por aí.
Começando pelos próximos lançamentos da Hyundai, o maior destaque sem dúvidas é o Kona híbrido, confirmado para julho. O SUV compacto que tem 4.205 mm de comprimento, 1.800 mm de largura, 1.565 mm de altura e tem entre-eixos de 2.600 mm, porte que o deixa próximo do Creta. A configuração escolhida para o Brasil é o Kona HEV, que virá equipado com motor 1.6 aspirado a gasolina de 105 cv e 15 kgfm de torque atrelado a outro elétrico de 43,5 cv e 17,3 kgfm que, somados, têm uma potência de 141 cv. O consumo registrado no Inmetro é de 19,6 km/litro na cidade e 17,4 km/l na estrada.
Hyundai Kona elétrico
Segundo a marca, o Kona HEV virá equipado de série com faróis e lanternas de LED, rodas aro 16, bancos de couro com ajuste elétrico, ventilação e aquecimento, ar-condicionado automático digital, carregador sem fio para smartphones, painel de instrumentos digital com tela de 10,25”, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, 6 airbags, multimídia com tela de 10,25” com Apple CarPlay e Android Auto, piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal, assistente de saída e manutenção em faixa e detector de ponto cego.
Destaque também para o Kona EV com motor 100% elétrico, que chega em agosto. Traz um motor elétrico de 136 cv e 40,3 kgfm de torque e uma bateria de 39,2 kWh, que de acordo com o padrão NBR garante uma autonomia de 252 km. O Kona EV se diferencia visualmente pela grade frontal fechada, tomada localizada na dianteira e pelas rodas de 17 polegadas. A lista de equipamentos é a mesma do Kona híbrido. Como você pode notar, a má notícia é que o Kona chegará já desatualizado no Brasil nas duas versões, já que a 2ª geração estreou no início deste ano na Europa com visual mais ousado.
Hyundai Ioniq
Disponível até então por assinatura e na carroceria sedã, o Hyundai Ioniq começa ser vendido a partir deste mês. Com 4.470 mm de comprimento, o hatch médio traz o mesmo motor 1.6 híbrido do Kona HEV, que entrega uma potência combinada de 141 cv. Seu consumo é um pouco pior que o do SUV compacto: faz 18,9 km/l na cidade e 18,8 km/l na estrada. Virá com faróis full-LED, lanternas de LED, rodas aro 15, bancos de couro com ajuste elétrico, ar-condicionado automático digital de 2 zonas e padronagem do interior em cinza ou vermelho.
Vale lembrar que o modelo saiu de linha no mercado internacional e chega atrasado no Brasil. A Hyundai-Caoa afirma que o modelo tem grande importância para que os objetivos de eficiência energética da fábrica de Anápolis (GO) no programa Rota 2030 sejam atingidos. Será que vem aí um Ioniq nacional? Fica a dúvida.
O famoso New Tucson também segue à venda, mas ele vai chegar nas lojas em breve com essa leve facelift que apareceu nos EUA em 2018. Na prática, vai trazer novos faróis em LEDs, grade dianteira mais destacada e mudanças em para-choques e rodas. Na traseira, as lanternas recebem novo arranjo interno e leve retoque no para-choque. Sua produção segue em Anápolis (GO) até a chegada da quarta geração do Tucson, programada para 2025.
Antes disso, em 2024, a Hyundai vai trazer seu maior SUV: o Palisade, que chama a atenção por seus 4,98 metros de comprimento e 2,90 m de entre-eixos. Em fevereiro seu desenho foi registrado no Brasil, o que previa sua chegada por aqui. A montadora não revelou qual versão trará, mas o SUV tem opções de motores V6 3.8 a gasolina de 295 cv e 36,1 kgfm de torque e também um 2.2 turbodiesel de 200cv em alguns mercados.
Hyundai Palisade
O exótico hatch médio Ioniq 5 também foi confirmado para 2024. Baseado na plataforma E-GMP, o modelo pode vir com apenas um motor (na traseira) ou com um propulsor em cada eixo. É vendido com três opções de bateria, de 58 kWh até 77,4 kWh, e autonomia entre 350 km e 488 km, dependendo da versão. A potência na versão mais potente é de 304 cv. Em 2025 desembarcam o Tucson e Tucson híbrido, além do Palisade híbrido.
Hyundai Ioniq 5
Por fim, mas não menos importante, a Hyundai vai vender uma nova versão do HR, o famoso modelo comercial leve da marca. Assim, virá o HR 4WD (tração 4x4), que certamente vai ajudar a enfrentar vias mal pavimentadas e de difícil acesso. O motor é o 2.5 turbo diesel de 130 cv e 26 kgfm de torque.
Data de lançamento no Brasil | Modelos |
Março | Ioniq, Tucson facelift e HR 4X4 |
Julho | Kona HEV (híbrido) |
Agosto | Kona EV (elétrico) |
2024 | Ioniq 5 e Palisade |
2025 | Palisade HEV (híbrido) e Tucson de 4ª geração |
A Hyundai-Caoa também se comprometeu a evoluir seu pós-venda, principalmente em relação a peças. Para isso a fabricante tem novos armazéns de maior capacidade para um melhor estoque de peças, além de serem preparados até para guardar baterias. A operação plena será em julho, assim a marca planeja acabar com o problema de falta de peças – um dos gargalos atualmente da Caoa em geral.
Com isso, a boa notícia para os proprietários da linha de importados da Hyundai é que muitas peças estarão disponíveis. Hoje, o portfólio é representado somente pelo Tucson, mas num passado recente teve também o Azera, bem como modelos como o Santa Fé, i30, Sonata e Veloster. Além disso, qualquer concessionária Hyundai vai poder atender normalmente a linha de importados graças ao conceito Cross Service. Antes, esse atendimento era possível somente nas lojas Hyundai-Caoa, mas agora os donos de importados terão suporte também nas concessionárias da Hyundai Brasil, que antes atendia somente HB20, HB20S e Creta.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova geração do Hyundai Kona já roda em testes no Brasil; veja flagra
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Os 10 carros híbridos mais baratos do Brasil em 2023; veja os preços
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hyundai Kona chega às lojas como o híbrido mais barato do Brasil
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Hyundai Kona Hybrid já está à venda no Brasil ao preço de R$ 209.990