Até agora, a Fiat Strada tinha vida fácil no mercado, sem uma concorrente que pudesse ser uma ameaça. Só que veio a nova Chevrolet Montana, um pouco maior e mais equipada e que tem preços muito mais próximos da picape compacta da Fiat do que da Toro. A marca italiana não ficou parada e resolveu responder à chegada da rival com uma redução de até R$ 5 mil nos preços, um efeito da retirada de alguns equipamentos de série, transformados em opcionais.
A versão de entrada Fiat Strada Endurance, a única equipada com o motor 1.4 Fire Evo de 88 cv e 12,5 kgfm, agora está R$ 2 mil mais barata, custando R$ 97.990. Como já é bem básica, não perdeu nenhum item, ainda contando com controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, ar-condicionado, direção com ajuste de altura, iluminação diurna, computador de bordo, preparação para som e protetor de caçamba.
O pacote Worker foi retrabalhado, agora batizado como Comfort, com vidros e travas elétricas, brake light, comando elétrico na tampa do combustível, fechadura elétrica da caçamba e alarme, por R$ 1.750. Só que perdeu o protetor de cárter, ajuste de altura do banco do motorista e a capota marítima que faziam parte do opcional (e que custava R$ 4.190).
Logo acima vem a versão Freedom, que usa o motor 1.3 Firefly de 109 cv e 14,2 kgfm. A variante Cabine Plus (simples), passa a custar R$ 103.990, uma redução de R$ 2 mil, enquanto a configuração Cabine Dupla baixou R$ 3 mil para ser vendida por R$ 108.990. É aqui que a Fiat começou a tirar equipamentos de série, perdendo o sensor de estacionamento traseiro e as rodas de liga leve de 15”, que viraram um pacote chamado Design Tech por R$ 2.100. Ainda conta com travas e vidros elétricos, direção elétrica, faróis de neblina, rádio com USB e Bluetooth, computador de bordo com tela de 3,5”, monitoramento de pressão dos pneus e banco do motorista com ajuste de altura.
A Strada Volcano também se deu mal e perdeu a câmera de ré, ar-condicionado digital automático, bancos de couro e carregador wireless. Serão parte do pacote Volcano Plus, que custa R$ 3.500 para a versão 1.3 manual e adiciona estes mesmos itens. Porém, para a Volcano com câmbio CVT, o kit traz apoio de braço central ao invés do carregador wireless. Estas alterações fizeram com que a Strada Volcano fique R$ 5 mil mais barata, custando R$ 110.990 com câmbio manual e R$ 117.990 com a transmissão CVT.
Por fim, o topo da linha segue sendo a Fiat Strada Ranch, que para seguir brigando com a Montana de entrada, não teve nenhuma alteração na lista de equipamentos. O seu preço foi reduzido em R$ 2 mil, agora custando R$ 125.990. Isso faz com que seja R$ 4 mil mais cara do que a Montana LT, vendida por R$ 121.990, e afastando-se um pouco da Montana LTZ, que custa R$ 134.490.
Esta não será a única mudança na Fiat Strada para este ano. A própria fabricante confirmou, como revelado em primeira mão por Motor1.com, que lançará a reestilização da picape compacta neste ano e, entre as novidades, estarão o motor 1.0 turbo e uma central multimídia com tela de 8,4 polegadas. O lançamento está previsto para meados do ano.
MODELO | PREÇO ATUAL | PREÇO ANTERIOR | DIFERENÇA |
Strada Endurane CS 1.4 MT5 | R$ 97.990 | R$ 99.990 | - R$ 2.000 |
Strada Freedom CS 1.3 MT5 | R$ 103.990 | R$ 105.990 | - R$ 2.000 |
Strada Freedom CD 1.3 MT5 | R$ 108.990 | R$ 111.990 | - R$ 3.000 |
Strada Volcano CD 1.3 MT5 | R$ 110.990 | R$ 115.990 | - R$ 5.000 |
Strada Volcano CD 1.3 CVT | R$ 117.990 | R$ 122.990 | - R$ 5.000 |
Strada Ranch CD 1.3 CVT | R$ 125.990 | R$ 127.990 | - R$ 2.000 |
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