Apresentada no mercado internacional em novembro do ano passado, a nova geração do Toyota Prius acaba de ter imagens registradas Brasil junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Completamente reformulado, o modelo chama atenção nesta linhagem pelo design arrojado, que rompe com o controverso estilo anterior e toma como base a mais recente identidade visual da marca.
De acordo com a Toyota, o novo Prius é menor, mais baixo e mais largo que o antecessor, além de ter a distância entre-eixos ligeiramente ampliada em 50 milímetros. A altura foi reduzida também em 50 milímetros, enquanto o comprimento total caiu 46 milímetros. Já em largura, o híbrido cresceu 22 milímetros.
No visual, destaque para a dianteira com estilo pontiagudo, faróis bem recortados integrados à grade e ampla abertura inferior no para-choque. Nas laterais, o formato tradicional da carroceria é o mesmo, mas agora mais dinâmico e arrojado. A Toyota também decidiu aplicar ousadia em alguns elementos e, entre as novidades, escondeu as maçanetas traseiras na coluna. Atrás, as lanternas são interligadas e envoltas em fundo preto contrastante com a pintura da carroceria.
Na mecânica, o Prius conta com diferentes conjuntos mecânicos. Para a Europa, por exemplo, é oferecido somente na versão PHEV, ou seja, híbrido do tipo plug-in. O conjunto mecânico é protagonizado pelo motor 2.0 de quatro cilindros a gasolina e entrega 223 cv de potência.
Já em outras regiões é vendido em versões 2.0 HEV com 196 cv de potência (consumo de 28,6 km/litro no padrão WLTC) e 1.8 HEV com 140 cv de potência (consumo declarado de 32,6 km/litro). A transmissão é automática tipo e-CVT.
O procedimento de registro junto ao INPI é comum quando montadoras querem lançar modelos novos no mercado nacional ou resguardar direitos sobre design e nomenclaturas. Não significa necessariamente que o carro será vendido por aqui, embora demonstre certa movimentação e possível interesse.
A Toyota deixou de oferecer o Prius no mercado brasileiro em 2021, mas confirmou na época que tinha planos de trazer o modelo de volta em outro momento. A oportunidade surge justamente agora com a nova geração, bem mais eficiente e arrojada. Estratégia interessante seria lançar o modelo na variante PHEV, para gerar diferenciação em relação ao Corolla Hybrid tradicional. A conferir.
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