A Toyota anunciou o Corolla Cross 2024, que já está disponível em todas as concessionárias da marca no país. O que surpreende é que o anúncio da mudança de linha não trouxe nenhuma novidade para o utilitário, que manteve inclusive o preço para todas as versões.
Com isso o Corolla Cross continua com sua faixa de preço entre R$ 158.290 (versão XR 2.0 flex) e R$ 207.790 (XRX Hybrid). Lançado há quase um ano, o Corolla Cross GR-Sport também manteve o valor de tabela anterior de R$ 191.090 (R$ 192.890 com teto preto). Essa configuração segue com motor 2.0 aspirado flex de até de 177 cv a 6.600 rpm e 21,4 kgfm a 4.400 rpm, sempre equipado com câmbio automático CVT que simula 10 marchas. A versão se diferencia pela suspensão com um novo braço estrutural ligado ao chassi para aumentar a rigidez, além da direção elétrica reajustada.
Vale lembrar que as versões XR e XRE também vêm equipadas com o motor 2.0 flex aspirado. Já as configurações XRV Hybrid e XRX Hybrid trazem o motor híbrido, que é formado pelo 1.8 flex assodicado a mais dois motores elétricos, que entregam até 122 cv de potência combinada. Para ambos, é utilizada uma transmissão automática do tipo CVT.
Desde a versão de entrada o Corolla Cross conta com ar-condicionado automático, faróis com acendimento automático, luzes diurnas, volante revestido de couro, 7 airbags, câmera de ré, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, multimídia de 8" com Apple CarPlay e Android Auto, rodas de 17" e Toyota Safety Sense (alerta de colisão frontal, frenagem autônoma para mitigação de acidentes, alerta de troca involuntária de faixa, monitor de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo).
Na versão mais cara soma interior em couro bege, ar-condicionado de 2 zonas, painel de instrumentos com tela de 7”, rodas de liga-leve de 18 polegadas, faróis e lanternas de LEDs, limpador do para-brisa com acionamento automático, banco do motorista com regulagem elétrica, iluminação ambiente e teto-solar elétrico.
No final do março de 2022 a Toyota anunciou um investimento de R$ 50 milhões em sua fábrica de Indaiatuba (SP), tudo isso para atualizar a linha de montagem para a produção do novo Corolla. No comunicado à imprensa na ocasião, a empresa diz que o montante era destinado para a “renovação do ciclo de vida do Corolla sedã”. A expectativa é que a novidade seja apresentada em setembro deste ano, quando o modelo completa quatro anos de mercado.
O Brasil vai receber o Corolla com facelift apresentado em outubro do ano passado, que concentra as mudanças apenas na dianteira. A grade inferior abandona as barras horizontais para usar um desenho interno de colmeia, enquanto a carcaça dos faróis de neblina mudou bem de leve e as rodas de liga leve são novas. A traseira não tem qualquer novidade. Por dentro, podemos traz um novo painel de instrumentos com tela de 12,3”, enquanto o multimídia agora com display de 10,5” tem maior definição e anti-reflexo.
O sistema híbrido foi atualizado para o que a Toyota chama de “5ª geração”, que inclui mudanças no motor a combustão e no elétrico. O módulo de controle de potência foi redesenhado e as baterias de íon-lítio estão mais potentes, mas também ficaram mais leves e menores. A redução pode ser de até 18 kg. No caso do motor 1.8, o mesmo que temos aqui, a potência subiu para 140 cv, um ganho de 18 cv comparado com os 122 cv do modelo anterior. Com isso a Toyota diz que o tempo na aceleração de 0 a 100 km/h foi reduzido em 1,7 segundo, caindo 9,2s.
VERSÃO | PREÇO ATUAL | PREÇO ANTIGO | DIFERENÇA |
Corolla Cross XR | R$ 158.290 | R$ 158.290 | = |
Corolla Cross XRE | R$ 172.690 | R$ 172.690 | = |
Corolla Cross GR-Sport (um tom) | R$ 191.090 | R$ 191.090 | = |
Corolla Cross GR-Sport (dois tons) | R$ 192.890 | R$ 192.890 | = |
Corolla Cross XRV Hybrid | R$ 199.690 | R$ 199.690 | = |
Corolla Cross XRX Hybrid | R$ 207.790 | R$ 207.790 | = |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Sedãs em agosto: Toyota Corolla tem mais de 70% de participação nos médios
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Teste Toyota Corolla GR-Sport 2024: o gato de caça