Toyota Corolla ganha versão de corrida de 340 cv feita na Argentina
Corolla TCR inicia produção no país vizinho pelo equivalente a R$ 820,5 mil
A Toyota tem investido muito em sua divisão esportiva, a Gazoo Racing. Embora a submarca seja mais conhecida no Brasil por causa das versões esportivadas GR-Sport de Corolla, Corolla Cross, Hilux e SW4, também faz esportivos de verdade como o GR Corolla (que chegará ao país ainda este ano). E criou uma variante do sedã bem especial, o Corolla TCR, feito para competir na categoria TCR Touring Car e que está sendo produzido na Argentina com nada menos que 340 cv.
O Toyota Corolla TCR foi desenvolvido pela Gazoo Racing Argentina para que possa participar da competição em qualquer lugar do mundo. O que mostra a força da divisão da marca no país hermano é o fato de que o sedã é montado somente na fábrica em Zárate para exportação, o que também é curioso pois o Corolla normal é feito somente no Brasil, em Indaiatuba (SP).
Para poder competir, é claro que recebeu uma série de modificações. O motor é o 2.0 turbo de quatro cilindros da Lexus, entregando 240 cv de potência um torque de 41,8 kgfm de torque, trabalhando com uma transmissão sequencial de seis marchas fornecida pela Sadev e com tração dianteira. A suspensão é de braços arrastados (trailing arm), enquanto os freios dianteiros são a disco de 378 mm, ventilados e com quatro pistões; e com discos sólidos de 280 mm e dois pistões na traseira.
Por ser destinado para competições, será vendido para equipes e com uma produção bem limitada. A própria marca espera montar somente 10 unidades este ano, entregando cinco por semestre. E, mesmo que alguém quisesse comprar o Corolla mais potente já produzido, não é nada barato, poi custa 148.500 euros (R$ 820,5 mil em conversão direta), um valor tabelado para a categoria TCR, de forma a unificar os custos em todo o mundo.
O que será mais possível de comprar será o GR Corolla, a versão esportiva do hatchback que está com lançamento confirmado para o Brasil. Virá com o motor 1.6 turbo de três cilindros, que gera nada menso que 304 cv e 37,7 kgfm, trabalhando em conjunto com um câmbio manual de 6 marchas e usando um sistema de tração integral GR-Four. Até o momento, a Toyota ainda não diz quando fará o lançamento do hot hatch, mas não deve demorar para não perder espaço para outro rival que chega este ano, o Honda Civic Type R.
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