A eletrificação caminha a passos largos na indústria automobilística e a Hyundai não vai ficar para trás. Prova disso é que, além dos carros elétricos inéditos, a marca sul-coreana já está desenvolvendo elétricos com base em modelos existentes, tanto que já está testando algumas unidades do Creta elétrico, onde uma unidade do SUV compacto foi flagrada parada para recarga na Índia.
Conhecido pelo codinome SU2i EV, o novo Hyundai Creta elétrico foi visto em uma estação de recarga na Índia, trazendo pouquíssimas mudanças visuais em relação ao modelo a combustão. De bate pronto podemos apontar pelas imagens apenas os para-choques de cores diferentes em relação à carroceria, que é algo até mais comum de se ver em protótipos, além da saliência sob o assoalho do SUV compacto, que deve ser a parte estrutural que apoia as baterias desta versão elétrica do Creta.
Além disso, em vez da Hyundai utilizar sua plataforma dedicada para elétricos, a chamada E-GMP, que foi apresentada mundialmente em 2020, a marca optou por utilizar a base do Creta a combustão para desenvolver sua versão eletrificada, algo pensado sobretudo para manter os custos de produção mais baixos. É um caminho seguido por muitas marcas para fazer a transição elétrica e também para não estourar o orçamento.
As informações acerca da motorização do novo Creta elétrico ainda são escassas, mas olhando para o portfólio atual da Hyundai podemos olhar para o Kona, que foi atualizando recentemente – e que tem uma versão 100% elétrica. Assim, é muito provável que o Creta movido bateria utilize um dos propulsores do Kona. Assim, o Creta poderia vir equipado com o motor de 136 cv (100 Kw) e 40,2 kgfm de torque, isso na versão mais básica com bateria de 39,2 kWh. A autonomia pelo ciclo WLTP fica em 305 km, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h fica em 9,9 segundos e a máxima em 155 km/h.
De acordo com informações anteriores do site indiano da Autocar que publicamos no início de janeiro, os trabalhos estão sendo desenvolvidos para que a versão final do carro seja apresentada no final de 2024, chegando às lojas no início de 2025. E como o Creta é um dos principais carros da Hyundai na Índia, a estreia mundial da configuração elétrica do Creta será por lá.
Fonte: Cartoq
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Hyundai Tucson volta a ser produzido ainda este mês
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Hyundai Creta Action sai de linha e põe fim ao motor 1.6 aspirado no Brasil