Na Índia, Yamaha tem controle de tração até nas motos da linha 150
Aqui no Brasil, alguns modelos não têm nem ABS
A linha 150 de motos urbanas da Yamaha no Brasil é bem compreensiva. São três motos com o mesmo motor de 149 cm3 de capacidade nesta categoria. Além de Factor 150 e Fazer 150, o lançamento mais recente da marca, ainda no ano passado foi a FZ15, com proposta mais esportiva que as duas primeiras.
Mais completa, a nova Yamaha FZ15 é a que tem o pacote de equipamentos mais farto na linha 150 da empresa. Além de ABS de série na roda dianteira, tem suspensão mais preparada, disco de freio para as duas rodas e pneus mais largos. No entanto, até mesmo ela fica devendo em equipamentos quando a comparamos com a linha de produtos da marca na Índia.
Por lá, a marca revelou a linha 2023 para a FZ-S, mais esportiva, e para a FZ-X com proposta mais retrô. A grande novidade por lá é que ambas as motos, mesmo contando com o mesmo propulsor das Yamaha 150 nacionais, já estão saindo de fábrica por lá com controle eletrônico de tração. Tal equipamento não é encontrado por aqui nem na linha Fazer 250 e Lander 250.
O controle de tração é crucial para evitar derrapagens durante acelerações em pisos molhados, irregulares ou de baixa aderência. Outra novidade é que as motos de lá passam a ser parcialmente flex. Não são totalmente capazes de rodar com etanol puro ainda, mas conseguem usar E20, gasolina com até 20% de etanol. No Brasil, a gasolina comum tem mais combustível vegetal que isso.
Pode parecer um exagero oferecê-lo em motos com menos de 15 cavalos de potência, mas a pavimentação da Índia consegue ser pior que a do Brasil. Então é possível que a novidade realmente seja necessária. Mas dica a dúvida se a Yamaha do Brasil seguirá pelo mesmo caminho.
Mais recentemente, a Yamaha NMax 2023 foi apresentada, recebendo o sobrenome Connect. O acréscimo está relacionado à introdução de conectividade via Bluetooth para a scooter mais vendida da marca aqui no Brasil. Mas este tipo de conectividade por meio de aplicativos para smartphones já era algo oferecido de série nas motos da Yamaha na Índia há alguns anos. Então ainda há uma esperança.
Na Índia, a Yamaha FZ-S 2023 já com controle de tração sai por a partir de 121.400 rúpias, o equivalente a R$ 7.587 na conversão direta da moeda. Já FZ-X é um pouco mais cara, custando 135.900 rúpias, ou R$ 8.493.
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