A quinta geração do Honda City ganhará uma reestilização em março na Índia, mas não teremos que esperar mais para conhecê-la. Fotos vazaram antes da estreia, marcada para o dia 2, mostrando que o sedã adotou uma mudança bem sutil no seu visual. O modelo também deve ganhar mais equipamentos e, no mercado asiático, irá abandonar o motor diesel para ganhar mais ervsões com o sistema híbrido. Apesar do lançamento na Índia, ainda não tem data para desembarcar no Brasil.
A tradição da Honda em não fazer grandes mudanças na reestilização de seus carros continua. No City, as mudanças são tão pequenas que mal serão notadas. O para-choque foi modificado, com o plássicto preto da área dos faróis de neblina agora estendendo uma linha na parte inferior até a passagem de ar central, que foi modificada para ter uma grade diferente. Na parte superior, a barra cromada está mais fina, agora passando por cima do logo da marca, e a grade passa a ser colmeia nas versões mais caras – antes era usada só na variante RS vendida na Ásia.
Do outro lado, a única mudança na traseira foi o reposicionamento dos refletores, agora na horizontal e na parte inferior do para-choque. As laterais seguem as mesmas, as rodas tem o mesmo desenho do modelo atual e o interio não teve nenhuma alteração. O site Autocar India diz que, de acordo com os concessionários locais, o sedã ganhará mais alguns equipamentos, como carregadorwireless e bancos ventilados.
Embora a Honda ainda não confirme, o City indiano não terá mais o motor 1.5 diesel. Esta é uma mudança feita para atender as futuras normas no país e a marca decidiu adiantar-se e já eliminar a motorização. A opção básica seguirá sendo a 1.5 aspirada de 121 cv, disponível tanto com um câmbio manual de 6 marchas quanto um automático do tipo CVT.
Indisponível no Brasil, a versão híbrida terá uma participação maior no portfólio do Honda City na Ásia, com a adição de novas configurações mais baratas – até agora, era restrito à variante topo de linha ZX. O conjunto não terá nenhuma modificação, mantendo o 1.5 aspirado de 126 cv combinado a um propulsor elétrico e controlado por uma transmissão e-CVT.
No caso do Brasil, teremos que esperar mais um bom tempo até que a reestilização afete o Honda City produzido em Itirapina (SP). O sedã chegou ao país no final de 2021, então ainda não completou nem dois anos de mercado. A Honda deve esperar até o caror complete, pelo menos, três anos de vida no país – ou seja, só em 2024, na melhor das hipóteses.
Isto não significa que não teremos novidades da Honda para o Brasil em 2023. A nova geração do Civic já desembarcou nas concessionárias, em versão única híbrida. A fabricante ainda promete a versão esportiva Type R (pela primeira vez no país), a nova geração do CR-V (também híbrido) e o inédito ZR-V (para competir com o Toyota Corolla Cross), todos com lançamento marcado para este ano. Ainda existe a chance do novo Accord desembarcar em solo brasileiro no final de 2023.
Fonte: Autocar India
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