A expectativa era de que o mercado europeu reagisse em 2022, mas os números finais foram desapontadores. Em mais um ano prejudicado por falta de componentes, os 26 países da União Europeia, além do Reino Unido, Noruega, Islândia e Suíça, consumiram 11.286.939 unidades. De acordo com a ACEA, entidade que representa os fabricantes no continente, a queda na comparação com 2021 foi de 4,1%.
Segundo a consultoria JATO, este foi o pior resultado desde 1985, marcando também o 3º ano seguido com resultados negativos. Dos cinco maiores mercados, apenas a Alemanha terminou no azul – e com discretíssima evolução de 1,1%. Das vinte maiores montadoras, apenas seis conseguiram crescer no período.
Líder, a Volkswagen (1.197.455) deixou de vender quase 90 mil unidades. Com 766.769 unidades, a Toyota conquistou um inédito 2º lugar. Quarta em 2021, a BMW (646.538) subiu uma posição e se manteve no topo entre as marcas premium – a vantagem sobre a Mercedes-Benz (634.697), no entanto, caiu de quase 40 mil unidades para menos de 12 mil.
Dentre as dez mais bem posicionadas, a Peugeot (619.173) foi o destaque negativo: com queda de quase 15%, a francesa caiu da 2ª para a 5ª posição. Pódio em 2019 e 9ª em 2021, a Ford (516.614) ficou fora do top 10, situação que a Fiat (395.378) repetiu no ano passado. Fora do top 20 há um ano, a Tesla (231.963) registrou a maior evolução (+38%).
POS. |
MARCA |
2022 |
% MERCADO 2022 |
2021 |
% MERCADO 2021 |
% VAR. 2022/2021 |
POS. 2021 |
1º |
VOLKSWAGEN |
1.197.455 |
10,6% |
1.286.148 |
10,9% |
-6,9% |
1º |
2º |
TOYOTA |
766.769 |
6,8% |
712.505 |
6,1% |
7,6% |
3º |
3º |
BMW |
646.538 |
5,7% |
683.164 |
5,8% |
-5,4% |
4º |
4º |
MERCEDES-BENZ |
634.697 |
5,6% |
644.450 |
5,5% |
-1,5% |
6º |
5º |
PEUGEOT |
619.173 |
5,5% |
724.313 |
6,2% |
-14,5% |
2º |
6º |
AUDI |
614.545 |
5,4% |
597.231 |
5,1% |
2,9% |
7º |
7º |
RENAULT |
582.766 |
5,2% |
678.709 |
5,8% |
-14,1% |
5º |
8º |
KIA |
542.423 |
4,8% |
502.677 |
4,3% |
7,9% |
11º |
9º |
SKODA |
538.623 |
4,8% |
588.863 |
5,0% |
-8,5% |
8º |
10º |
HYUNDAI |
518.566 |
4,6% |
515.960 |
4,4% |
0,5% |
10º |
11º |
FORD |
516.614 |
4,6% |
518.401 |
4,4% |
-0,3% |
9º |
12º |
DACIA |
475.511 |
4,2% |
410.739 |
3,5% |
15,8% |
15º |
13º |
OPEL/VAUXHALL |
428.145 |
3,8% |
486.406 |
4,1% |
-12,0% |
12º |
14º |
FIAT |
395.378 |
3,5% |
474.104 |
4,0% |
-16,6% |
13º |
15º |
CITROËN |
375.578 |
3,3% |
445.558 |
3,8% |
-15,7% |
14º |
16º |
SEAT |
345.704 |
3,1% |
402.069 |
3,4% |
-14,0% |
16º |
17º |
VOLVO |
247.126 |
2,2% |
282.524 |
2,4% |
-12,5% |
17º |
18º |
NISSAN |
238.017 |
2,1% |
249.627 |
2,1% |
-4,7% |
18º |
19º |
TESLA |
231.963 |
2,1% |
167.968 |
1,4% |
38,1% |
21º |
20º |
MINI |
171.455 |
1,5% |
175.872 |
1,5% |
-2,5% |
20º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
11.286.939 |
100,0% |
11.774.822 |
100,0% |
-4,1% |
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Espanha e Suécia) + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido; e
- Números da Suzuki (*) fornecidos pela JATO.
Na disputa entre os modelos, um momento histórico: após 14 anos consecutivos no topo, o Golf (177.203), em seu menor volume anual pelo menos desde 1984, desta vez foi apenas o 4º colocado – o hatch da marca alemã, vale destacar, havia sido o preferido dos europeus por 34 vezes nos últimos 40 anos. O responsável por destronar o VW foi o Peugeot 208 (206.816), vice em 2021.
Como curiosidade, o último modelo a superar o Golf também foi um Peugeot: o 207, em 2007. Nº 1 em janeiro, o Dacia Sandero (200.550) terminou o ano muito perto do 208 num inédito 2º lugar – com a 9ª colocação do Duster (149.648), a marca romena garantiu dois modelos no top 10. O pódio foi completado pelo VW T-Roc (181.153), líder entre os SUVs pela 1ª vez. Nono no ranking anterior, o 500 (176.863) completou o top 5.
Modelo de marca oriental mais bem posicionado, o Toyota Yaris (175.713) ficou muito próximo do Fiat. O Hyundai Tucson, com a preferência de 150.803 consumidores, assegurou seu 1º top 10 anual. Já o Renault Clio (143.561), em queda de quase 27%, ficou de fora do pelotão de cima pela 1ª vez em um longo período. 14º, o Model Y (138.128) foi o preferido entre modelos premium.
O Tesla e o Toyota Yaris Cross (136.986), vale destacar, foram os campeões de crescimento no top 50. Com nova geração nas lojas, o Peugeot 308 (90.160) cresceu mais de 80%. Já o Renault Arkana (81.806) – que vez por outra é cogitado para o Brasil – quase dobrou as vendas do ano anterior. Em baixa, os Ford Focus (79.357) e Fiesta (72.822) ficaram fora do top 40.
POS. |
MODELO |
2022 |
% MERCADO 2022 |
2021 |
% MERCADO 2021 |
% VAR. 2022/2021 |
POS. 2021 |
1º |
PEUGEOT 208 |
206.816 |
1,8% |
196.869 |
1,7% |
5,1% |
2º |
2º |
DACIA SANDERO |
200.550 |
1,8% |
196.792 |
1,7% |
1,9% |
3º |
3º |
VW T-ROC |
181.153 |
1,6% |
186.644 |
1,6% |
-2,9% |
6º |
4º |
VW GOLF |
177.203 |
1,6% |
205.408 |
1,7% |
-13,7% |
1º |
5º |
FIAT 500 |
176.863 |
1,6% |
174.739 |
1,5% |
1,2% |
9º |
6º |
TOYOTA YARIS |
175.713 |
1,6% |
182.590 |
1,6% |
-3,8% |
7º |
7º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
164.358 |
1,5% |
180.643 |
1,5% |
-9,0% |
8º |
8º |
HYUNDAI TUCSON |
150.803 |
1,3% |
149.170 |
1,3% |
1,1% |
14º |
9º |
DACIA DUSTER |
149.648 |
1,3% |
145.753 |
1,2% |
2,7% |
16º |
10º |
VW TIGUAN / ALLSPACE |
148.699 |
1,3% |
161.830 |
1,4% |
-8,1% |
10º |
11º |
RENAULT CLIO |
143.561 |
1,3% |
196.243 |
1,7% |
-26,8% |
4º |
12º |
CITROËN C3 |
143.358 |
1,3% |
159.302 |
1,4% |
-10,0% |
11º |
13º |
PEUGEOT 2008 |
141.471 |
1,3% |
194.653 |
1,7% |
-27,3% |
5º |
14º |
TESLA MODEL Y |
138.128 |
1,2% |
26.175 |
0,2% |
427,7% |
- |
15º |
KIA SPORTAGE |
137.353 |
1,2% |
88.004 |
0,7% |
56,1% |
39º |
16º |
TOYOTA YARIS CROSS |
136.986 |
1,2% |
27.204 |
0,2% |
403,6% |
- |
17º |
FORD PUMA |
136.956 |
1,2% |
132.887 |
1,1% |
3,1% |
20º |
18º |
RENAULT CAPTUR |
135.284 |
1,2% |
158.580 |
1,3% |
-14,7% |
12º |
19º |
TOYOTA COROLLA |
129.677 |
1,1% |
146.604 |
1,2% |
-11,5% |
15º |
20º |
FORD KUGA |
127.266 |
1,1% |
106.435 |
0,9% |
19,6% |
29º |
21º |
FIAT PANDA |
124.952 |
1,1% |
132.227 |
1,1% |
-5,5% |
21º |
22º |
NISSAN QASHQAI |
116.365 |
1,0% |
103.544 |
0,9% |
12,4% |
31º |
23º |
MINI |
115.493 |
1,0% |
116.038 |
1,0% |
-0,5% |
26º |
24º |
VW POLO |
113.588 |
1,0% |
152.617 |
1,3% |
-25,6% |
13º |
25º |
SKODA OCTAVIA |
112.935 |
1,0% |
143.268 |
1,2% |
-21,2% |
17º |
26º |
VW T-CROSS |
111.131 |
1,0% |
127.956 |
1,1% |
-13,1% |
22º |
27º |
PEUGEOT 3008 |
106.752 |
0,9% |
140.015 |
1,2% |
-23,8% |
19º |
28º |
AUDI A3 |
105.709 |
0,9% |
100.943 |
0,9% |
4,7% |
32º |
29º |
HYUNDAI KONA |
99.701 |
0,9% |
108.761 |
0,9% |
-8,3% |
27º |
30º |
VOLVO XC40 |
98.483 |
0,9% |
120.234 |
1,0% |
-18,1% |
23º |
31º |
OPEL/VAUXHALL MOKKA |
97.547 |
0,9% |
72.753 |
0,6% |
34,1% |
50º |
32º |
TOYOTA C-HR |
94.422 |
0,8% |
107.910 |
0,9% |
-12,5% |
28º |
33º |
TESLA MODEL3 |
91.684 |
0,8% |
141.429 |
1,2% |
-35,2% |
18º |
34º |
PEUGEOT 308 |
90.160 |
0,8% |
49.511 |
0,4% |
82,1% |
55º |
35º |
MERCEDES CLASSE A |
88.814 |
0,8% |
117.233 |
1,0% |
-24,2% |
24º |
36º |
TOYOTA RAV4 |
87.731 |
0,8% |
105.906 |
0,9% |
-17,2% |
30º |
37º |
BMW SÉRIE 3 |
87.222 |
0,8% |
116.250 |
1,0% |
-25,0% |
25º |
38º |
CUPRA FORMENTOR |
87.175 |
0,8% |
51.907 |
0,4% |
67,9% |
- |
39º |
SKODA FABIA |
85.916 |
0,8% |
87.664 |
0,7% |
-2,0% |
40º |
40º |
RENAULT ARKANA |
81.806 |
0,7% |
41.231 |
0,4% |
98,4% |
- |
41º |
KIA NIRO |
80.813 |
0,7% |
89.078 |
0,8% |
-9,3% |
38º |
42º |
FORD FOCUS |
79.357 |
0,7% |
94.845 |
0,8% |
-16,3% |
35º |
43º |
TOYOTA AYGO |
77.600 |
0,7% |
85.409 |
0,7% |
-9,1% |
42º |
44º |
FORD FIESTA |
72.822 |
0,6% |
81.662 |
0,7% |
-10,8% |
45º |
45º |
MERCEDES CLASSE C |
72.156 |
0,6% |
53.122 |
0,5% |
35,8% |
54º |
46º |
RENAULT MEGANE |
71.680 |
0,6% |
65.295 |
0,6% |
9,8% |
- |
47º |
SKODA KAMIQ |
71.300 |
0,6% |
83.828 |
0,7% |
-14,9% |
43º |
48º |
SKODA KAROQ |
70.498 |
0,6% |
77.524 |
0,7% |
-9,1% |
47º |
49º |
BMW X1 |
68.240 |
0,6% |
90.290 |
0,8% |
-24,4% |
37º |
50º |
VW ID.4 |
67.655 |
0,6% |
54.715 |
0,5% |
23,6% |
- |
Em alta pelo 5º mês seguido, o mercado europeu emplacou em dezembro 1.091.119 veículos novos de acordo com a ACEA – foram quase 15% a mais do que há um ano. No ranking de montadoras, a líder VW (121.618) assegurou mais de 54 mil unidades de vantagem sobre a BMW (67.288) e sobre a Renault (37.219), esta última sendo a única do top 5 com desempenho negativo.
Após 11 meses seguidos como vice, a Toyota (63.989) também foi superada pela Mercedes-Benz (67.075) caiu para o 5º lugar. Sétima, a Tesla (55.480) cresceu quase 52% em relação a 2021. O destaque negativo do período foi a Peugeot: com 45.209 unidades, a francesa completou o top 10 com queda de mais de 25%.
POS. |
MARCA |
DEZ.22 |
% MERCADO 2022 |
DEZ.21 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VOLKSWAGEN |
121.618 |
11,1% |
96.152 |
10,1% |
26,5% |
2º |
BMW |
67.288 |
6,2% |
49.529 |
5,2% |
35,9% |
3º |
RENAULT |
67.219 |
6,2% |
67.337 |
7,1% |
-0,2% |
4º |
MERCEDES-BENZ |
67.075 |
6,1% |
60.511 |
6,4% |
10,8% |
5º |
TOYOTA |
63.989 |
5,9% |
53.010 |
5,6% |
20,7% |
6º |
AUDI |
61.162 |
5,6% |
45.292 |
4,8% |
35,0% |
7º |
TESLA |
55.480 |
5,1% |
36.529 |
3,8% |
51,9% |
8º |
DACIA |
48.313 |
4,4% |
44.184 |
4,7% |
9,3% |
9º |
SKODA |
47.702 |
4,4% |
45.533 |
4,8% |
4,8% |
10º |
PEUGEOT |
45.209 |
4,1% |
60.437 |
6,4% |
-25,2% |
11º |
FORD |
41.822 |
3,8% |
34.877 |
3,7% |
19,9% |
12º |
HYUNDAI |
41.038 |
3,8% |
42.922 |
4,5% |
-4,4% |
13º |
VOLVO |
34.135 |
3,1% |
26.820 |
2,8% |
27,3% |
14º |
OPEL/VAUXHALL |
33.334 |
3,1% |
35.673 |
3,8% |
-6,6% |
15º |
KIA |
33.230 |
3,0% |
32.098 |
3,4% |
3,5% |
16º |
SEAT |
31.880 |
2,9% |
25.700 |
2,7% |
24,0% |
17º |
FIAT |
31.309 |
2,9% |
30.677 |
3,2% |
2,1% |
18º |
CITROËN |
25.255 |
2,3% |
31.083 |
3,3% |
-18,7% |
19º |
NISSAN |
23.833 |
2,2% |
21.076 |
2,2% |
13,1% |
20º |
MINI |
18.136 |
1,7% |
19.265 |
2,0% |
-5,9% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
1.091.119 |
... |
950.052 |
... |
14,8% |
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Espanha e Suécia) + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido.
Na disputa entre os modelos, um momento histórico: com o Model Y (32.034) líder pelo 2º mês seguido e pela 3ª vez nos últimos quatro meses, e com o Model 3 (20.241) na sequência, a Tesla conquistou uma inédita dobradinha. Com 18.368 unidades, o Dacia Sandero garantiu presença no pódio pelo 7º mês seguido.
Em briga acirrada pela 4ª posição, o Renault Clio (16.828) levou a melhor sobre o Toyota Yaris (16.775) e sobre o Fiat 500 (16.699) para marcar presença no top 10 pelo 4º mês consecutivo. Destaque para a 8ª posição do Volvo XC40 (14.040) e para o elétrico VW ID.4 (13.855) possivelmente pela 1ª vez entre os dez preferidos no continente.
Para dois modelos em especial, o encerramento de 2022 não trará boas lembranças. Perdendo uma liderança de 14 anos, o VW Golf (12.322) foi apenas o 16º. Já o Peugeot 208 (11.734), embora tenha encerrado o ano no topo, completou dezembro num modesto 17º lugar e com a maior retração do top 50 (-37%) pelo 2º mês seguido.
POS. |
MODELO |
DEZ.22 |
% MERCADO 2022 |
DEZ.21 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
TESLA MODEL Y |
32.034 |
2,9% |
9.555 |
1,0% |
235,3% |
2º |
TESLA MODEL 3 |
20.241 |
1,9% |
26.974 |
2,8% |
-25,0% |
3º |
DACIA SANDERO |
18.368 |
1,7% |
15.370 |
1,6% |
19,5% |
4º |
RENAULT CLIO |
16.828 |
1,5% |
18.277 |
1,9% |
-7,9% |
5º |
TOYOTA YARIS |
16.775 |
1,5% |
8.327 |
0,9% |
101,5% |
6º |
FIAT 500 |
16.699 |
1,5% |
10.984 |
1,2% |
52,0% |
7º |
VW T-ROC |
14.589 |
1,3% |
10.999 |
1,2% |
32,6% |
8º |
VOLVO XC40 |
14.040 |
1,3% |
9.938 |
1,0% |
41,3% |
9º |
FORD KUGA |
13.916 |
1,3% |
6.471 |
0,7% |
115,1% |
10º |
VW ID.4 |
13.855 |
1,3% |
7.526 |
0,8% |
84,1% |
11º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
12.934 |
1,2% |
11.604 |
1,2% |
11,5% |
12º |
DACIA DUSTER |
12.805 |
1,2% |
12.921 |
1,4% |
-0,9% |
13º |
RENAULT CAPTUR |
12.776 |
1,2% |
12.474 |
1,3% |
2,4% |
14º |
TOYOTA YARIS CROSS |
12.767 |
1,2% |
8.642 |
0,9% |
47,7% |
15º |
VW TIGUAN |
12.341 |
1,1% |
10.372 |
1,1% |
19,0% |
16º |
VW GOLF |
12.322 |
1,1% |
13.445 |
1,4% |
-8,4% |
17º |
PEUGEOT 208 |
11.734 |
1,1% |
18.489 |
1,9% |
-36,5% |
18º |
MINI |
11.703 |
1,1% |
10.905 |
1,1% |
7,3% |
19º |
RENAULT MEGANE |
11.620 |
1,1% |
5.650 |
0,6% |
105,7% |
20º |
VW ID.3 |
11.530 |
1,1% |
8.231 |
0,9% |
40,1% |
21º |
PEUGEOT 2008 |
11.256 |
1,0% |
15.903 |
1,7% |
-29,2% |
22º |
VW T-CROSS |
10.278 |
0,9% |
6.876 |
0,7% |
49,5% |
23º |
HYUNDAI TUCSON |
9.846 |
0,9% |
10.053 |
1,1% |
-2,1% |
24º |
NISSAN QASHQAI |
9.664 |
0,9% |
8.965 |
0,9% |
7,8% |
25º |
DACIA SPRING |
9.663 |
0,9% |
6.509 |
0,7% |
48,5% |
26º |
FIAT PANDA |
9.619 |
0,9% |
7.670 |
0,8% |
25,4% |
27º |
KIA SPORTAGE |
9.483 |
0,9% |
3.926 |
0,4% |
141,5% |
28º |
AUDI A3 |
9.199 |
0,8% |
7.057 |
0,7% |
30,4% |
29º |
CITROËN C3 |
8.921 |
0,8% |
9.733 |
1,0% |
-8,3% |
30º |
HYUNDAI KONA |
8.852 |
0,8% |
8.240 |
0,9% |
7,4% |
31º |
TOYOTA COROLLA |
8.467 |
0,8% |
9.652 |
1,0% |
-12,3% |
32º |
PEUGEOT 3008 |
8.403 |
0,8% |
10.374 |
1,1% |
-19,0% |
33º |
RENAULT ARKANA |
8.295 |
0,8% |
7.199 |
0,8% |
15,2% |
34º |
FORD PUMA |
8.239 |
0,8% |
9.328 |
1,0% |
-11,7% |
35º |
BMW SÉRIE 3 |
7.857 |
0,7% |
4.690 |
0,5% |
67,5% |
36º |
VOLVO XC60 |
7.846 |
0,7% |
5.421 |
0,6% |
44,7% |
37º |
OPEL/VAUXHALL MOKKA |
7.827 |
0,7% |
7.382 |
0,8% |
6,0% |
38º |
SKODA OCTAVIA |
7.550 |
0,7% |
8.945 |
0,9% |
-15,6% |
39º |
CUPRA BORN |
7.505 |
0,7% |
- |
- |
- |
40º |
VW POLO |
7.498 |
0,7% |
9.406 |
1,0% |
-20,3% |
41º |
MERCEDES CLASSE A |
7.451 |
0,7% |
7.574 |
0,8% |
-1,6% |
42º |
SKODA KAROQ |
7.393 |
0,7% |
- |
- |
- |
43º |
TOYOTA AYGO |
7.234 |
0,7% |
4.471 |
0,5% |
61,8% |
44º |
VW ID.5 |
7.103 |
0,7% |
- |
- |
- |
45º |
KIA NIRO |
7.076 |
0,6% |
6.233 |
0,7% |
13,5% |
46º |
BMW SÉRIE 1 |
7.047 |
0,6% |
4.219 |
0,4% |
67,0% |
47º |
SKODA FABIA |
6.841 |
0,6% |
5.963 |
0,6% |
14,7% |
48º |
VW TAIGO |
6.500 |
0,6% |
- |
- |
- |
49º |
BMW X1 |
6.392 |
0,6% |
6.823 |
0,7% |
-6,3% |
50º |
PEUGEOT 308 |
6.379 |
0,6% |
- |
- |
- |
Fontes: JATO / ACEA / Autonews Europe / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Peugeot 208 2025 tem preços partindo de R$ 77 mil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Peugeot lança 208 2025 com novo visual e versões atualizadas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Argentina: Peugeot 208 se aproxima do Fiat Cronos no acumulado do ano
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Flagra: Novo Peugeot 208 2025 seguirá 2008 em melhorias (e cor)