A Royal Enfield do Brasil anunciou o início da comercialização da linha 2023 para a Himalayan. De acordo com a empresa, a sua aventureira média passou por uma série de alterações na parte elétrica, assim como em equipamentos e até na mecânica. Assim, a nova Royal Enfield Himalayan 2023 tem um preço público sugerido de R$ 22.990 para todas as cores do catálogo.
E o que mudou? Segundo a empresa, sua aventureira média agora conta com comunicação CAN Bus entre a central eletrônica e os módulos, assim como acontece com os carros. A parte elétrica ainda recebeu um novo estator e um regulador de voltagem revisado e reposicionado no chassi para dar suporte à nova arquitetura eletrônica da moto.
Com este novo sistema de comunicação da central eletrônica com os módulos, a Himalayan incorporou alguns itens extras para refinar monitoramento do funcionamento do motor. Entre eles estão elementos como sensor de posição da borboleta do acelerador e medição do volume de ar entrando no propulsor, entre outros. São itens comuns em motos modernas, mas a aventureira ainda não os possuía.
A moto também aposentou o cabo de velocímetro em favor de um sistema com sensores de velocidade nas rodas. De acordo com a empresa, o painel em si foi reformulado para "oferecer uma visualização mais aprimorada de todas as informações disponíveis". Mas como ainda não há imagens da moto na linha 2023 (as fotos aqui exibidas são do modelo 2022), é difícil dizer o que mudou, muito menos se melhorou.
Outras alterações incluem um botão dedicado para desligar o ABS na roda traseira, algo que pode ser útil numa situação fora-de-estrada. A Himalayan 2023 também está trazendo um parabrisa redesenhado e alteração nos assentos, que ganharam com material mais firme. Atrás, o bagageiro também teria sido reformulado.
Aí chegamos nas alterações mecânicas da Royal Enfield Himalayan 2023. Foi instalado um novo coletor de admissão e caixa do filtro de ar. O catalisador foi reposicionado, agora instalado em posição vertical logo na saída do motor. A empresa cita as melhorias que os elementos novos geram para a moto, mas são medidas que, na realidade, afetam as emissões de ruídos e poluentes da moto, adequando-a às normas vigentes.
No demais, nada muda. A Royal Enfield Himalayan 2023 permanece sendo equipada com o mesmo propulsor que a acompanha desde 2019, quando foi apresentada no Brasil ainda no início daquele ano. O monocilíndrico de 411 cm³ tem arrefecimento a ar auxiliado por radiador de óleo e alimentado por injeção eletrônica. Ele entregava na linha 2022 24,5 cv de potência e 3,2 kgfm de torque, sendo atrelado a um câmbio de 5 marchas. Como foram feitas alterações de central eletrônica, admissão e escape, é possível que os números tenham mudado, mas a marca não informou os dados.
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