A Ford começa 2023 com, literalmente, um grande lançamento. A nova F-150 desembarca no Brasil em duas versões, Lariat e Platinum, sempre com o motor V8 aspirado 5.0, o mesmo Mustang, e pacote bem completo de equipamentos. Os preços só serão divulgados dia 14 de fevereiro, quando abre a pré-venda da picape.
A Ford F-150 chega ao Brasil para o segmento das picapes full size, hoje representado oficialmente pela Ram 1500 e por modelos que são importados de forma independente, como a própria F-150. Para nosso mercado, a escolha foram duas versões das mais completas disponíveis, Lariat com um estilo mais urbano, e a Platinum, que já agrega mais cromados e detalhes, como o estribo lateral elétrico.
E não é um exagero falar que a F-150 é uma picape grande. Seus 5.880 mm de comprimento são quase 56 cm a mais que uma Toyota Hilux. No entre-eixos, 3.675 mm, mais que um Fiat Mobi e seus 3.566 mm de comprimento. A altura é de 1.960 mm e a largura de 2.090 mm, que exigem escolher bem onde entrar com a picape na hora de estacionar. O vão livre do solo é de 238 mm, o que justifica um estribo lateral fixo na Lariat e elétrico na Platinum.
Na caçamba, são 1.700 mm de comprimento, 1.520 mm de largura e 530 mm de altura, com 550 mm de comprimento da tampa, com abertura e fechamento elétrico e uma escada. Retrátil, ajuda na hora de subir no compartimento, que leva 728 kg na Lariat e 681 kg na Platinum, ou 1.370 litros. Tem tomada 110V, iluminação em LEDs, nichos com travas e protetor em spray.
A Ford F-150 não tem motorização a diesel nos Estados Unidos e, pela regra da capacidade de carga no Brasil, nem poderia o ter em nosso mercado. O motor escolhido foi o 5.0 V8 aspirado, da família Coyote, o mesmo que está no esportivo Mustang. O que muda para ter menos potência, com 405 cv e 56,7 kgfm de torque, é o sistema de escapamento e admissão para a F-150.
A transmissão é composta por um câmbio automático de 10 marchas com sistema de tração 4x4 com reduzida. O consumo divulgado é de 6,3 km/litro na cidade e 8,6 km/litro na estrada, com gasolina, e aceleração de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos. O tanque tem 136 litros.
Por dentro, a F-150 aposta em duas telas de 12", para painel de instrumentos e sistema multimídia SYNC 4. Também chega com assistentes como piloto automático adaptativo, alerta de colisão, assistente de reboque configurável (são 3.515 kg de capacidade de reboque), sistema de som Bang & Olufsen, teto-solar panorâmico e acabamento em couro nos bancos e uma plataforma de trabalho no console central na Platinum.
A Ford F-150 será vendida no Brasil em duas versões. A Lariat e a Platinum se diferenciam pelas diferenças em acabamento, mas seguem praticamente a mesma lista de equipamentos. Os preços serão divulgados no dia 14 de fevereiro, quando abrem a pré-venda da Ford F-150 a proprietários de modelos da marca e, no dia 16, para o público em geral, com recebimento do veículo de 90 a 120 dias depois.
Ford F-150 Lariat V8
Ford F-150 Platinum V8
Lariat +
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford F-150 2025 perde o curioso teclado numérico das portas
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Ford F-150 2025 reestilizada entra em pré-venda por R$ 519.990 e mantém V8
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Nova Ford F-150 2025 aparece na Expointer antes do lançamento
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Nova Ford F-150 Raptor é lançada na Argentina e Brasil entra na lista