Com lançamento confirmado para março deste ano, o novo Nissan Sentra 2024 teve algumas informações vazadas. Isso porque a famosa tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro foi atualizada e com isso trouxe os números de consumo do sedã médio, que vai rivalizar no mercado nacional com o Toyota Corolla e Chevrolet Cruze.
Como havíamos publicado, o novo Sentra 2024 realmente vai vir equipado com o motor quatro cilindros de 2,0 litros aspirado a gasolina, sempre combinado a uma transmissão automática CVT – informações que a própria tabela do Inmetro revela. Resta saber com qual calibração virá no sedã importado do México, já que nos mercados norte-americano e mexicano o modelo entrega 151 cv e 20 kgfm de torque, enquanto o modelo anterior que era flex (bebia etanol ou gasolina) contava com seus 140 cv.
Mas vamos ao que interessa: de acordo com os números publicados na tabela PBEV do Inmetro, o novo Nissan Sentra 2024 pode fazer até 11 km/litro na cidade e 13,9 km/litro na estrada. Uma consultada em outros sedãs na tabela revela que o Sentra tem números um pouco abaixo do Toyota Corolla 2.0 por exemplo, que mesmo sendo flex faz até 11,9 km/litro no percurso urbano e 14,2 km/litro na estrada, isso sempre abastecido com gasolina.
Apesar disso, a nova geração do sedã médio da Nissan recebeu a classificação “A” em sua categoria (a melhor possível), enquanto na classificação geral sua nota é somente “C”. Já seu consumo energético em MJ/km (megajoule por quilômetro) que o Inmetro utiliza para a classificação final fica em 1,79 MJ/km – quanto menor essa nota, mais eficiente o carro. Para efeito de comparação o futuro rival Corola alcançou a nota de 1,68 MJ/km, enquanto o Chevrolet Cruze ficou classificado em 1,86 MJ/km (pior que o Sentra).
Nesta nova geração, o Sentra 2024 passou a ser produzido com base na plataforma modular CMF-C/D, para modelos médios do grupo Renault-Nissan-Mitsubishi. Assim, o sedã mede 4,64 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,45 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. Quando comparamos com a geração anterior, o sedã ficou 1 cm mais comprido, 5 cm mais largo e 5 cm mais baixo. Apesar das novas medidas, perdeu espaço no porta-malas: caiu de 503 para 405 litros.
Tínhamos recebido anteriormente uma lista de versões do novo Sentra, que acabaram se confirmando também na tabela do Inmetro, assim o sedã será comercializado a partir de março nas versões Sense, Advance e Exclusive. Uma breve consulta no site mexicano da Nissan revelou alguns itens de série que poderá vir no sedã. A Sense traz como destaque equipamentos como 6 airbags, controles de estabilidade e tração, multimídia com tela de 7 com suporte a Android Auto e Apple Carplay, rodas de liga-leve aro 16, sensor de estacionamento, modos de condução Eco Drive e Sport, assistente de partida em rampas e monitor de pressão dos pneus.
Já a configuração intermediária Advance CVT soma multimídia com tela de 8 também com Apple CarPlay e Android Auto, chave presencial para acesso e partida, faróis automáticos, faróis de neblina, retrovisores com setas, piloto automático e câmera de ré. No México eles têm a versão SR CVT, equivalente a nossa variante Exclusive que será a topo de linha no Brasil. Essa traz sistema de som Bose com 8 alto-falantes, rodas aro 18, saída de escape cromada, grade esportiva, saias laterais e spoiler traseiro, teto solar, volante com paddle shifts e painel com tela TFT de 7” colorida.
A lista ainda conta com outros equipamentos como sistema de frenagem de emergência, alerta de colisão frontal, detector de fadiga do motorista, faróis com luzes diurnas de LED e faróis de neblina de LED. No México ainda é oferecida a versão SR Platinum, que tem itens que podem aparecer no Sentra Exclusive no Brasil, como piloto automático adaptativo com frenagem automática de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro, monitor de ponto cego e alerta de saída de faixa.
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