page ad skin

"Não é o momento para um esportivo elétrico", diz Lamborghini

Diretor técnico acredita que o primeiro carro elétrico da marca deve ser algo mais familiar do que voltado para a performance

Lamborghini Revuelto rendering

O anúncio feito pela Lamborghini em novembro de 2022 de que seu primeiro esportivo totlamente elétrico está programado para 2028 não foi exatamente uma surpresa. As fabricantes de automóveis em todo o mundo estão investindo no mercado EV e nem mesmo uma marca tão tradicional como a Lamborghini é imune a essa tendência. 

Mas a surpresa que veio com esse anúncio foi que este novo esportivo elétrico será um quarto modelo da linha da Lamborghini, ao invés de substituir o Huracan, Urus ou o sucessor do Aventador. Conversando com Motor1.com durante as 24 Horas de Daytona, Rouven Mohr, diretor técnico da fabricante, disse que esta decisão foi tomada por conta do estado atual da tecnologia dos VEs, que ainda não está no ponto necessário para um veículo de alta performance.

"Em um carro super esportivo, acreditamos que ainda não é o momento certo, e provavelmente nem nos próximos cinco ou seis anos. Queremos evitar o peso extra [das baterias]", disse Mohr. "Queremos evitar que o desempenho dependa muito da carga da baterias e da temperatura".

Em vez disso, o primeiro carro elétrico da Lamborghini que chegará em 2028 será um modelo bem mais prático e, segundo executivos da marca, será um SUV de quatro lugares.

"Carros orientados para a família são uma história diferente [do que supercarros]", disse Mohr. "Pensamos que já existe hoje um mercado [para] nossa interpretação do carro elétrico. Mas tem que ter o nosso efeito, porque os clientes de um Lamborghini esperam algo excepcional e não algo que eles possam encontrar de outros fabricantes".

Quanto aos supercarros tradicionais como o Huracan e o futuro sucessor do Aventador, os motores híbridos são a ordem do dia, confirmou Mohr.

"Ainda acreditamos que no segmento de superesportivos ou no segmento dos esportivos, o motor de combustão com um sistema híbrido ainda é a melhor escolha".


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários