O anúncio feito pela Lamborghini em novembro de 2022 de que seu primeiro esportivo totlamente elétrico está programado para 2028 não foi exatamente uma surpresa. As fabricantes de automóveis em todo o mundo estão investindo no mercado EV e nem mesmo uma marca tão tradicional como a Lamborghini é imune a essa tendência.
Mas a surpresa que veio com esse anúncio foi que este novo esportivo elétrico será um quarto modelo da linha da Lamborghini, ao invés de substituir o Huracan, Urus ou o sucessor do Aventador. Conversando com Motor1.com durante as 24 Horas de Daytona, Rouven Mohr, diretor técnico da fabricante, disse que esta decisão foi tomada por conta do estado atual da tecnologia dos VEs, que ainda não está no ponto necessário para um veículo de alta performance.
"Em um carro super esportivo, acreditamos que ainda não é o momento certo, e provavelmente nem nos próximos cinco ou seis anos. Queremos evitar o peso extra [das baterias]", disse Mohr. "Queremos evitar que o desempenho dependa muito da carga da baterias e da temperatura".
Em vez disso, o primeiro carro elétrico da Lamborghini que chegará em 2028 será um modelo bem mais prático e, segundo executivos da marca, será um SUV de quatro lugares.
"Carros orientados para a família são uma história diferente [do que supercarros]", disse Mohr. "Pensamos que já existe hoje um mercado [para] nossa interpretação do carro elétrico. Mas tem que ter o nosso efeito, porque os clientes de um Lamborghini esperam algo excepcional e não algo que eles possam encontrar de outros fabricantes".
Quanto aos supercarros tradicionais como o Huracan e o futuro sucessor do Aventador, os motores híbridos são a ordem do dia, confirmou Mohr.
"Ainda acreditamos que no segmento de superesportivos ou no segmento dos esportivos, o motor de combustão com um sistema híbrido ainda é a melhor escolha".
RECOMENDADO PARA VOCÊ
A pintura deste Lamborghini Revuelto é artesanal e levou 480 horas
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Quer um Lamborghini Urus? Só em 2026
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Ostentação no Instagram está acabando com a cultura automotiva
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Presidente da Lamborghini explica porque o Temerario fará sucesso