Principal lançamento da Chevrolet em 2023, a nova geração da Montana muda de posicionamento. A picape cresceu e quer um cliente mais urbano e opta por um porte menor que a Fiat Toro e maior que a Strada, se colocando ao lado da Renault Oroch, esta com uma proposta de versões mais comercial.
São 4,72 m de comprimento - 1 cm a mais que a Oroch e 27 cm a mais que a Strada, mas 22 cm menor que a Toro. Segundo a marca, isso ajudará na hora de encontrar vagas para estacionar, principalmente em prédios. Outro ponto que deverá ajudar no uso é seu diâmetro de giro, com 11,5 metros, ante os 12,4 m da Toro.
Por dentro, a Chevrolet quer que a Montana, apesar de seu tamanho, ofereça um bom espaço interno. No papel, acomoda melhor em joelhos e ombros que Oroch e Toro, mesmo esta ultima consideravelmente maior em comprimento. Na caçamba, 874 litros de capacidade, ou até 637 kg (600 kg nas versões automáticas), com porta-objetos, tampa amortecida com trava elétrica, iluminação e 8 ganchos para amarração de carga. O sistema Multi-Flex permite acomodar, com um opcional, compras e objetos de diversas formas, como um grande porta-malas.
A suspensão também foi ponto importante no desenvolvimento. Os batentes traseiros trabalham para se adaptar a carga, variando também como trabalha para absorver os impactos. Quando vazia, não pula, mas também permite levar um bom peso sem arriar a traseira. Pneus e eixos também são exclusivos da Montana, assim como molas e amortecedores.
A Montana usará sempre o motor 1.2 turbo, de 132/133 cv e 19,4/21,4 kgfm de torque. Veja o consumo e desempenho, segundo a Chevrolet:
0 a 100 km/h | Consumo cidade etanol | Consumo estrada etanol | Consumo cidade gasolina | Consumo estrada gasolina | |
Montana 1.2T MT6 | 11,7 segundos | 8,3 km/litro | 9,6 km/litro | 12,0 km/litro | 13,6 km/litro |
Montana 1.2T AT6 | 10,1 segundos | 7,7 km/litro | 9,3 km/litro | 11,1 km/litro | 13,3 km/litro |
A Chevrolet se compara com Oroch 1.6 manual, que consome mais e quase empata no 0 a 100 km/h (11,8 segundos) e, no caso da Montana AT6, com Toro e Oroch 1.3T - no caso, a Renault é mais rápida, mas o melhor consumo é da novidade da Chevrolet.
Chevrolet Montana 1.2T MT6 (R$ 116.890):
Chevrolet Montana 1.2T MT6 LT (R$ 121.990)
1.2T +
Chevrolet Montana 1.2T AT6 LTZ (R$ 134.490)
LT +
Chevrolet Montana 1.2T AT6 Premier (R$ 140.490)
LTZ +
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Montana não consegue nota máxima no Latin NCAP
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Avaliação: Chevrolet Montana LT para quem ainda faz questão de câmbio manual
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Chevrolet Montana LTZ e Premier têm promoção com financiamento sem juros
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Chevrolet Montana 2024 tem novo aumento e fica até R$ 4.200 mais cara