A Mercedes-Benz saiu na frente da Tesla e conseguiu ser a primeira fabricante a certificar seu sistema de condução autônoma nível 3 nos Estados Unidos. Ao menos por enquanto, a marca da estrela de três pontas homologou seu sistema somente no estado de Nevada, dispondo de seu sistema Drive Pilot para apenas alguns de seus carros à venda no mercado norte-americana.
Neste primeiro momento, a Mercedes-Benz vai oferecer o sistema Drive Pilot em seus sedãs topo de linha Classe S 2024 e EQS 2024, com os primeiros carros sendo entregues a clientes no segundo semestre deste ano. Apesar de Nevada ser o primeiro estado dos EUA a ter o sistema de condução autônoma nível 3 certificado, a Mercedes tem planos de expandir o uso do Drive Pilot também para a Califórnia assim que já tiver apresentado documentos de certificação ao estado.
Para quem ainda não conhece, o sistema Drive Pilot da Mercedes-Benz pode assumir totalmente a direção do carro, o conduzindo em velocidades de até 64 km/h. O sistema pode controlar a velocidade a distância do carro à frente, o dirigindo dentro de sua faixa de rolagem e até sendo capaz de fazer manobras evasivas em reação a situações de trânsito inesperadas. O motorista sabe que o Drive Pilot estáativo por meio de botões no volante, que indicam quando o sistema está ativo por meio de luzes.
Os carros equipados com o Drive Pilot contam com diversos sensores, sensor de umidade nas rodas, bem como uma câmera no vidro traseiro e microfones para ser capaz de detectar a presença de veículos de emergência. A Mercedes também utiliza o sistema LiDAR para manter o carro onde ele precisa estar, bem como atuadores de direção e frenagem redundantes e também um sistema elétrico redundante a bordo para garantir mais segurança para o motorista.
A fabricante detalha ainda que tanto o Classe S quanto o EQS equipados com o Drive Pilot terão um sistema de segurança atuante em casos em que o motorista não obedeça às instruções do sistema para o motorista retomar a direção do carro. Caso isso venha a acontecer, o veículo vai acionar os freios e ligar as luzes de pisca-alerta, além de destravar as portas e ativar o sistema de chamada de emergência logo depois do carro parar completamente. A marca só não revelou se o carro é levado até a faixa direita do acostamento nestes casos, o que seria mais seguro.
Ponto interessante do sistema também é que seu navegador GPS conta com maior precisão que, segundo a Mercedes, é mais poderoso que um GPS convencional. Isso porque a precisão do mapa é medida em centímetros em vez de metros como os navegadores comuns, fora que a marca garante que a tecnologia fornece uma imagem tridimensional da estrada e seus arredores com informações de geometria da estrada também disponíveis. Todos esses dados de mapa são armazenados num data center pela Mercedes, sendo acessível por seus veículos, permitindo assim uma localização precisa.
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