Responsável para adiantar detalhes sobre próximos lançamentos, especialmente design e tecnologias, a linha de conceitos "Sphere", da Audi, acaba de ganhar um novo integrante. Batizado de Activesphere, o protótipo foi concebido na forma de um crossover com pegada off-road, traços futuristas e propulsão elétrica. Além disso, conta com direção autônoma de Nível 4 e sistemas que em breve chegarão aos carros de produção.
Ao todo, o Activesphere Concept mede 4,98 metros de comprimento, 2,07 m de largura e 1,60 m de altura. A carroceria mescla elementos de carro esportivo, com forte pegada cupê, e espaço suficiente para acomodar a família. A generosa distância entre-eixos de 2,97 metros maximiza o espaço no habitáculo e confere proporções únicas para quem enxerga o modelo de perfil.
Chamam atenção ainda os grandes arcos das rodas, que contam com 22 polegadas e são calçadas por pneus 285/55 projetados para enfrentar qualquer terreno. A pegada "camaleônica" é reforçada pelos faróis de LED com gráficos que mudam de acordo com os modos de direção selecionados, como esporte ou off-road. É possível mexer também na altura da suspensão, que varia em até 8 cm. No cenário mais off-road, a altura fica em 248 mm, com ângulo de ataque de 18,9° e ângulo de saída de 28,1°.
O Activesphere se diferencia ainda pela possibilidade de ser transformado em espécie de pickup. Na parte traseira, há uma grande área de carga que pode ser usada para carregar bicicletas ou acessórios. Além disso, o teto conta com barras projetadas para acomodar esquis e outros equipamentos esportivos.
Na cabine, o painel conta com ângulos retos e superfícies lisas que revelam precisão e cuidado tecnológico. Detalhes em vermelho contrastam com revestimentos em preto escuro e cinza por todo o habitáculo. Há ainda tecnologias modernas de realidade aumentada. Usando óculos especiais projetados para o conceito, os passageiros podem ver toda uma série de gráficos relacionados à navegação e às viagens. Além disso, através do movimento das mãos é possível controlar o ar-condicionado.
A plataforma adotada pelo conceito é a novíssima PPE (Premium Platform Electric), do tipo elétrica dedicada e desenvolvida em conjunto com a Porsche. No coração da arquitetura, a bateria de 100 kWh localizada centralmente alimenta motor elétrico de 442 cv e 73,4 kgfm de torque. O sistema de 800 volts permite recarregar de 5 a 80% em menos de 25 minutos, com autonomia estimada de 600 km.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EP-X: conceito esquecido da Honda fazia 42 km/l já em 1991
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Mitsubishi DST Concept tem nome nada adequado e antecipa SUV de 7 lugares