Honda já registra a nova Forza 350 no Brasil 5 meses após lançamento
Scooter média já foi atualizada na Ásia e patente aparece no Brasil
Após muita expectativa, a Honda Forza 350 foi apresentada para o mercado brasileiro em agosto do ano passado. A questão foi que a scooter média estava prometida desde 2019 e a demora fez com que o modelo oferecido no Brasil acabou ficando atrasado em relação à Forza 350 oferecida em países da Ásia, como a Tailândia.
Por lá, a maxi-scooter da Honda recebeu pequenas atualizações já em outubro de 2022. Por outro lado, a Honda do Brasil pode não estar planejando ficar para trás por muito tempo. Uma nova rodada de patentes revelada pelo INPI, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial, mostrou que as mudanças da Forza 350 estão no horizonte da marca.
Galeria: Honda Forza 350 - Registro no Brasil
A Honda Motos do Brasil registrou a patente para o novo visual da Forza 350 que já é oferecida na Ásia. É comum para a marca registrar modelos internacionais para proteger o design de cópias indevidas por aqui. Porém, a patente da nova Forza 350 é bem detalhadas, com peças individuais. Isso pode indicar a intenção da montadora em apresentar as novidades por aqui também. Vale lembrar que, por ser importada, a Honda Forza 350 vendida aqui ainda tem ano/modelo 2022.
E o que muda nessa nova Honda Forza 350 2023? A moto passou por um leve redesenho. A alteração mais visível foi o farol, agora totalmente dividido, o que também causou alteração de peças ao redor na carenagem frontal. A Honda Forza 350 tem faróis e lanternas com lâmpadas de LED que foram significativamente atualizados e deram uma aparência mais angular à moto. Um novo conjunto de instrumentos com o Sistema de Controle de Voz Honda promete interação com smartphones via Bluetooth por meio de comandos de voz.
Em termos de desempenho, a nova Forza 350 permanece com o propulsor de 330 cm³ da Honda refrigerado a líquido, monocilíndrico e dotado de injeção eletrônica. Ele emprega o cabeçote quatro válvulas com as tecnologias de eficiência energética eSP+ da Honda. A atual potência de 29 cv e os 3 kgfm permaneceram, assim como o câmbio automático CVT.
Complementando o motor, há um conjunto de ajudas eletrônicas para quem conduz, como o Honda Selectable Torque Control System (HSTC), o controle de tração da marca, bem como o ABS nas duas rodas. A scooter também tem um aviso de frenagem de emergência que aciona o pisca-alerta durante uma frenagem forte.
Apertando um botão no guidão, condutores podem operar uma variedade de funções sem interferir na direção. O aplicativo para smartphone Honda RoadSync incorpora a tecnologia de comando de voz e foi projetado para se integrar totalmente com o grande conjunto de instrumentos da scooter.
Outros equipamentos incluem um para-brisas com ajuste elétrico que pode ser regulado em altura até 150 milímetros. A moto ainda tem chave presencial, um carregador USB, e um volumoso armazenamento sob o assento capaz de acomodar dois capacetes grandes.
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